segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Exposição : Cândido Portinari

Cândido Portinari :


Exposição : Guerra e Paz - Memorial da América   Latina ( fevereiro/2012)





                                                                                                                            Guerra - 1952 - 1956




Paz - 1952 - 1956

Guerra e Paz em São Paulo é a obra máxima de Portinari, resultado de uam vida dedicada ao amor pelo ser humano.
Os painéis de 14 x 10 m de cada foram encomendados pelo governo do Brasil para presentear a sede  da ONU  em Nova York, em 1957. Além de seu valor artístico, esta obra  é um grito brasileiro contra a violência que ecoa até nossos dias, cada vez mais emblemática   diante do mundo em que vivemos. Agora, pela primeira vez  na história, a exposição Guerra e Paz de Portinari completa, incluindo uma centena de estudos que  precederam a obra.

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou êsses  dois últimos e maiores murais, Guerra e Paz ( 14 x 10 m ).

Localizado no hall de entrada da Assembléia Geral, os monumentais painéis estão em local nobre porém de acesso restrito. Por esse motivo o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público.

O planejamento de uma grande reforma no edifício sede da ONU entre 2010 e 2013 proporcionou oportunidade inédita de expor os painéis no Brasil e no exterioro.

Resultado de mais de três anos de empenho e articulações do Projeto Portinari, envolvendo o Governo Federal, instituições internacionais, empresas estatais e privadas, finalmente o Projeto Guerra e Paz é, hoje, uma realidade. A Pedido do Governo Brasileiro a ONU entregou a guarda dos painéis ao Projeto Portinari até agosto de 2013, com o apoio financeiro do BNDES e o inestimável apoio da ONU, do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores.

Para marcar o retorno dos painéis ao Brasil e a inauguração deste ambicioso projeto, foi reapresentado Guerra e Paz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 2010, mais de 50 anos depois de terem sido apresentados naquele mesmo palco. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias.

OS PAINÉIS GUERRA E PAZ REPRESENTAM SEM DÚVIDA O MELHOR TRABALHP QUE EU DIZ ...

DEDICO-OS Á HUMANIDADE.


Cândido Portinari - agência Reuters, 1957