domingo, 30 de setembro de 2012

Exposição : Asger Jorn

Asger Jorn - Um desafio à luz

Intituto Tomie Ohtaka - ( 4/09 a 28/10/12 )

 

Instituto Tomie  Oktake



Asbger Jorn : a obra de Asger Jorn  é extremamente variada e abrange pintura, desenho, trabalho gráfico, cerâmica, escultura, tapeçaria, livros e muito mais. Sua dedicação em todas essas áreas já seria suficiente para torná-lo um dos artistas mais importantes da Escandinávia no século XX, mas, além disso, ele sempre procurou, como um cientista no laboratório, encontrar o sentido da vida por meio de pesquisa da condição humana em um mundo absurdo.

O Jom Museum, em Silkeborg reúne mais de quinhentos desenhos do artista. Jom usava não só como estudo para as figuras e composições que apareceriam mais tarde nas pinturas, mas também como obras independentes, que preservavam um momento entre as pessoas, ou a luz que se modifica em segundos. São parte essencial de sua exploração do mundo. Outra parte das obras em papel de Jorn é constituída por descolagens, que ele criou arrancando lâminas dos cartazes que costumavam ser colados uns sobre os outros em colunas para anúncios.

O trabalho gráfico de Jom, por sua  vez, comprovava um expressão artistica impressionante, quase  que explosiva. 
Desde a juventude e até sua morte, ele fez uma exploração totalmente consciente das técnicas gráficas. Temos aí um ótimo resumo do seu desenvolvimento artístico, pois ele nunca deixou de trabalhar com linóleo, gravura, litografia e xilogravura, explorando todas as suas possibilidades. Não resta dúvida de que Jom gostava do processo gráfico, e a colaboração com os impressores também o levava a novos objetivos.
Jom sempre foi desafiador, em sua obra, nas opiniões e na discussão de arte e política.Envolveu-se em polêmicas e conflitos, raramente tão intensos como na sua recusa em receber em  1964 - o prêmio Guggenheim, - um prêmio internacional que não tinha solicitado e que parecia colocá-lo acima de outros artistas. Quando morreu, em 1973, parecia estar no auge de sua carreira. Mesmo nos seus últimos anos, percorreu inúmeros caminhos novos e explorou diferentes áreas com uma curiosidade aparentemente insanciável.



Um desafio a luz