segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall

Rua Berta, 111 - São Paulo  - SP

Exposições - Ação Educativa - Biblioteca - Cursos e Oficinas ( gravura, fotografia e literatura  - Cine Segall

Idealizado por Jenny Klabin Segall - viúva de Lasar Segall  ( 1891 - 1957 ) - foi criado como uma associação civil, sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Maurício Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.

Atualmente o Museu pertence à rede do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia subordinada ao Ministério da Cultura (MINC).

O  Museu  tem como principal objetivo conservar, pesquisar e divulgar a obra de  Lasar Segall, promovendo exposições e publicações, com a colaboração da Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall, uma sociedade  sem fins lucrativos.

Além de seu acervo museológico, o Museu é um centro de atividades culturais, oferecendo programas educativos, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, cinema e uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo.

Seja amigo do Museu Lasar Segall, inscrevendo-se no site : museusegall.gov.br

Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall


Lasar Segall ( 1891 - 1957) nasce na cidade de Vilna, Lituânia, na época sob domínio da Rússia do czar Nicolau II. Filho de um escriba da Tora, o texto sagrado do judaismo, em 1906 o jovem judeu russo deixa a comunidade ortodoxa de origem para fazer sua informação artística na Alemanha. Frequenta, por pouco tempo, as Academias de Berlim e Dresden, cidade para onde se transfere em 1910 e onde surgira, cinco anos antes, o grupo A Ponte, precursor do Expressionismo alemão. Em pouco tempo é reconhecido como representante da segunda geração dos expressionistas, jovens que revolucionaram toda a produção artística européia, com sua proposta de uma arte "interiormente verdadeira.
Segall reside em Dresden até 1921, quando volta a Berlim para, em fins de 1923, emigrar para o Brasil. O desejo de integração no novo mundo se reflete na mudança do colorido de suas telas. No primeiro autorretrato feito no Brasil, ele pinta a face de marrom, irmanado aos tipos de negros e mulatos. Nas décadas seguintes, a pintura de Segall, de larga e profunda influência no meio artístico brasileiro, promove uma síntese emocionante entre sua herança européia e a capacidade de olhar e viver o novo.




Jovem de cabelos Compridos
Encontro - 1924
Navio de Emigrantes - 1939 - 1941)