quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Marquesa de Santos - Uma Mulher Um Tempo Um Lugar

Marquesa de Santos

Uma Mulher - Um Tempo - Um Lugar


A casa conhecida como Solar da Marquesa de Santos, na Rua Roberto Simonsen, antiga Rua do Carmo, no centro histórico de São Paulo, próxima ao Pátio do Colégio, é uma construção do século 18, que sofreu alterações ao longo do tempo. Ainda conserva características originais, assim como as marcas de todas as fases pelas quais passou.

Serviu como residência particular desde os tempos coloniais e de 1834 a 1867 nela morou Domitila de Castro Canto e Mello, a marquesa de Santos, com sua família. Em 1880, foi comprada pela Mitra Diocesana para sede e residência do Bispado de São paulo. De 1907 a 1967 abrigou a Companhia de Gás. Passou, em seguida , a propriedade da Prefeitura de São Paulo, para em 1975, tornar-se sede da Secretaria Municipal de Cultura, que depois a destinou ao Museu da Cidade de São Paulo, formado por um conjunto de casas históricas sob administração  do Museu da Cidade de São Paulo - Solar da Marquesa de Santos.

Após a finalização das obras de conservação e restauro do edifício, coordenadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico, o Museu da Cidade oferece aos visitantes a exposição A Marquesa de Santos : Uma Mulher - Um tempo - Um lugar, que toma como fio condutor a moradora mais conhecida desta casa - a Marquesa Santos -  para abordar São Paulo em meados do século 19.

No piso térreo é privilegiada a temática do espaço urbano, como foco na antiga Rua do Carmo ( ou Rua Santa teresa) e arredores. No piso superior, a exposição propõe uma associação entre os comôdos da casa e seu uso residencial. Em dois pontos do circuito, ouvem-se trilhas musicais poéticas.

A exposição põe o visitante diante da complexidade e da força de uma mulher arrojada para o seu tempo mas que, justamente, aquele contextigura romãntica, mulher de negócios, militante política, paulista de raiz ... quem foi afinal a Marquesa de Santos ?
 Vítima de violência doméstica ( ainda muito jovem ), foi esfaqueada pelo primeiro marido, mulher divorciada ( o divórcio era admitido pela igreja como proteção a mulheres em situação de risco),e amante do Imperador do Brasil, teve 14 filhos ( só 8 chegaram à fase adulta) e, na segunda metada da vida, destacou-se como grande dama paulista, sediada no velhor Solar da Rua do Carmo.

Heloisa Barbuy - Museu paulista /USP - curadoria e pesquisa.








Jazigo onde está Marquesa de Santos - Cemitério da Consolação

Beco do Pinto
Rua Roberto Simonsen, 136 - centro

O Beco do Pinto, localizado entre a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, foi  uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais entre a antiga Rua do Carmo ( atual Rua Roberto Simonsen) à várzea do rio Tamanduateí.