terça-feira, 11 de setembro de 2012

Exposição : Itaú Cultural : Lygia Clark

Itaú Cultural :  Avenida Paulista, 149 - São Paulo - SP


Exposição : Lygia Clark (setembro/2012)


O Itaú Cultural e a Associação Cultural "O Mundo de Lygia Clark" apresentam a exposição Ligia Clark : uma retrospectiva.

Esta mineira ( 1920-1988), já dispensa apresentações nos Estados Unidos e na Europa. Muito apreciada e influente por lá,  ela será tema de uma grande retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova Yorque (MoMa) no primeiro semestre de 2014.

Seu caminho mostra-se análogo ao de companheiros de geração, como Hélio Oiticica e Willys de Castro. No Brasil, contudo há ainda quem não conheça a importância de sua trajetória, por isso é oportuna a expecional exposição.

Com a montagem de projeto   inéditos, realizados a partir da documentação deixada pela artista, a retrospectiva propões  uma incursão pelas várias fases de sua obra. A exemplo de outras mostras, o Itaú Cultural  incumbiu-se da difusão de documentos sobre a trajetória de Lygia Clark, como projetos de trabalhos, anotações, processos criativos, desenhos, cartas, reflexões.

Conhecida no exterior, a neoconcretista Lygia Clark ganha esta ótima  retrospectiva.

Uma das linhas de frente do Itaú Cultural é a preservação da memória artística nacional  evidente em projetos como as exposições retrospectivas e a Enciclopédia de Artes Visuais.





Itaú Cultural







                                               Objetos da série Bichos de 1960 : tridimensionalização dos trabalhos







                                        Estudo para um Plano de Superfície Modulada, de 1957 : influência geométrica