domingo, 2 de setembro de 2012

Avenida Paulista

Avenida Paulista

A inauguração da Av. Paulista deu-se em 8 de dezembro de 1.891, e foi projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, que junto com mais dois sócios adquiriram parte da chácara do Capão, incluindo a área do morro do Caaguaçú. Essa área foi toda loteada, sendo aberta uma avenida no alto do espigão com nomes de "Paulista".

Av. Paulista - 1902



Av. Paulista - 2012



Foi reservado um grande bosque, para ser um parque público, sendo encarregado o paisagista francês Villon a fazer o ajardinamento e construção de um pavilhão restaurante. Sua grandeza e símbolo da cidade já estava definida para o futuro. Para a época era algo nunca visto : muito larga com três vias, separadas por magnólias e platanos e com imensos lotes de cada lado, Já   apedregulhada em 1894, foi beneficiada em 1903 com a colocação de macadame em seu leito, e viria a ser a primeira via pública asfaltada e arborizada em São Paulo. No ano de 1899 a colônia inglesa inaugurou na Paulista o Colégio Anglo-Brasileiro; posteriormente em 19q8, suas instalaççoes foram ocupadas pelo colégio São Luiz.


Em 1906, foi construído o Sanatório Santa  Catarina, quando as irmãs da Ordem de Santa Catarina, adquiriam o terreno para construir a sede da sua congregação.



Hospital Santa Catarina - 2012

Hospital santa Catarina




















Também foi construído o Instituo Pasteu, destinado a vacina contra a raiva de animais.


Nas décadas de 1920 e 1930, a Avenida Paulista atingiu seu pleno fastígio, e nela realizava-se os desfiles carnavalesco.

Na década de 1930 havia na Paulista o "Trianon", constante de uma belvedere e um salão para reuniões dançantes;  sua denominação evocava o palacete e jardim do mesmo nome, em Paris. O jardim recebeu vários nomes, desde Villon, Trianon e finalmente passou a chamar-se !Siqueira Campos", após a morte desse oficial militar em 1930. O parque Siqueira Campos, ficou abandonado durante anos; em 1968 o prefeito Faria Lima cogitou de reformá-lo com base em projetos do arquiteto Clóvis Olga e do paisagista Roberto Burle Marxa, mas tal reforma não chegou a ser efetivada, sendo feita somente pequenas obras no Parque.

No lugar do Belvedere projetado para o local onde existia o Trianon, veio a ser construído um edifício denominado também "Trianon", que foi demolido em 1950, e no local ergueu-se um edifício do Museu de Arte São Paulo ( o MASP) que foi denominado "Assis Chateaubriand" por decreto  municipal de 1968. Este prédio foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, com um vão livre de 80 metros; tem ainda um bloco inferior e um Belvedere. Esse museu é considerado   um dos mais importantes da América Latina, pela riqueza do  acervo existente.


Av. Paulista  - Parque Trianon em frente ao MASP

MASP







Casa das Rosas




Casa das Rosas






Ao longo dos 2,8 km da avenida, servidos pelo metrô, 450 mil pessoas circulam na região diariamente, trabalhando, estudando, negociando, em busca de saúde, lazer ou compras, num ritmo todo peculiar, um pulsar característico da vida paulistana, retratada pelo seu siímbolo. Dentre as poucas mansões que restaram na Avenida Paulista, encontra-se a denominada "Casa das Rosas", tombada pelo seu valor histórico.