domingo, 19 de março de 2017

Farol do Jaguaré








Conhecido popularmente como Farol do Jaguaré, o mirante acima está localizado na Rua Salatiel de  Campos, no bairro do mesmo nome, na Zona Oeste.

Supõe-se que a torre de 28 metros de altura, tenha sido erguida para orientar os navegantes do Rio Pinheiros, mas nunca serviu para esse fim.
A estrutura é tombada pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) desde 1999.



O "Mirante do Jaguaré, ou o "Relógio do Jaguaré", erroneamente lembrado como o "Farol do Jaguaré" (por conta de sua arquitetura), está intimamente ligado à história do bairro fundado em 1935 por Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont. O Jaguaré foi uma das poucas áreas da cidade que contou com planejamento urbanístico - dividido em áreas residenciais, comerciais e industriais, foram construídas 42 praças e também casas para os funcionários da S.A. Imobiliária Jaguaré. A torre do relógio foi erguida como um símbolo para o bairro, situada no ponto mais alto, com vista panorâmica para vários pontos de São Paulo.

A deterioração do relógio também está ligada à decadência do bairro, a partir da década de 1980, com a saída e o fechamento de inúmeras fábricas. Esta situação está pouco a pouco se revertendo graças aos novos acessos a algumas das principais rodovias do Estado.

.