sexta-feira, 3 de março de 2017

Autódromo de Interlagos







Brasil Autódromo de Interlagos
Autódromo José Carlos Pace

.
LocalizaçãoInterlagos - São Paulo, Brasil






































Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um  autódromo  municipal localizado no distrito de Cidade Dutra na cidade de São Paulo, Brasil.  Pela proximidade com o bairro de Interlagos é popularmente  chamado de Autódromo de Interlagos. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor  Ademar de Barros,  e desde 1972 sedia o Grande Pêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do bairro (e consequentemente do circuito) vem do fato da localização em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings,  que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. O nome foi sugerido pelo arquiteto e urbanista francês Alfred Agache  devido a região de Interlaken  (literalmente "entre lagos") localizada na  Suíça.  Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace,  falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo,  o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos  a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil.  É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.  Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.
No dia 17 de outubro de 2007 o então governador José Serra  inaugurou a Estação Autódromo da Linha 9 da CPTM.  A estação, que fez parte dos planos de extensão da linha, localiza-se a 600 metros do portão do Setor G do autódromo. O autódromo hospedou apresentações do KISS  em 1999, do Iron Maiden  em 2009, além da terceira edição e quarta edições do festival Lollapalooza  Brasil.