domingo, 5 de março de 2017

Centro Cultural da Caixa Econômica

Caixa Cultural São Paulo



Em plena Praça da Sé, o prédio da Caixa Cultural tem diversas salas expositivas que apresentam de duas a quatro mostras ao mesmo tempo. Shows também são pontos forte da programação.

Praça da Sé, III - São Paulo



A Caixa Cultural São Paulo é uma da unidades da rede Caixa Cultura,  um complexo de  centos culturais  localizados em diferentes capitais do Brasil,  mantidos pela Caixa Econômica Federal.
Em funcionamento desde 1989, a unidade de São Paulo  está instalada no Edifício Sé, antiga sede regional do banco, inaugurada em 1939 por Getúlio Vargas.
O edifício é um importante exemplar da arquitetura  art decó  na cidade e é tombado pelo patrimônio municipal.  A Caixa Cultural administra ainda um segundo espaço em São Paulo, a Galeria Vitrine da Paulista, no andar térreo do Conjunto Nacional.

A instituição abriga o Museu da Caixa, com diversos objetos e documentos referentes à história da Caixa Econômica Federal e ao sistema financeiro do Brasil,  além de espaços internos com ambientação de época e elementos originais conservados. Abriga ainda diferentes espaços expositivos, sala de leitura, sala de oficinas e um auditório. Mantém uma programação permanente de eventos culturais, incluindo espetáculos de dança, teatro,  shows, debates, sessões de vídeo e cinema,  leituras dramáticas, palestras,  além de  exposições temporárias,  sobretudo no campo das  artes visuais.






O edifício





A Caixa Cultural São Paulo está instalada no Edifício Sé, em frente à Praça da Sé,  no centro histórico de São Paulo. O edifício foi projetado para abrigar os escritórios administrativos da Caixa Econômica Federal em São Paulo, em substituição à antiga sede de 1907, localizada na antiga Travessa da Sé (atual Rua Venceslau Brás), após uma série de operações financeiras realizadas pelo banco visando adquirir os imóveis no entorno da velha sede. A elaboração do projeto começou em 1933 e a construção em 1935. - ambas a cargo dos Escritórios Albuquerque & Longo. A inauguração ocorreu em 29de agosto de 1939,  com a presença do então presidente Getúlio Vargas.
Concebido em estilo art-decô,  com 17.000 m² de área construída, o edifício visa expressar a ideia de monumentalidade, em consonância com o espírito da arquitetura oficial do Estado Novo  nos anos trinta, quando os prédios públicos eram idealizados para refletir a pujança do país e, ao mesmo tempo, exaltar o regime de Vargas. Tal monumentalidade é expressa, sobretudo, pelo pórtico e colunas jônicas de granito negro "piracaia" na entrada principal, e no revestimento de mármore nas paredes internas do andar térreo.
O pé-direito é bastante elevado, alcançando a segunda sobreloja. O hall tem formato octogonal e antecede uma sala ornamentada por um vitral com mais de seis metros de altura, executado pelo artista  milanês  Henrique Zucca, retratando as riquezas do estado de São Paulo - a agricultura (destacando-se o café), a indústria e a pecuária. No teto, de formato abobadado, está instalada uma claraboia com vitrais coloridos. No acabamento, utilizou-se grande quantia de material importado: vidros da Inglaterra, mármore da Itália  e elementos funcionais dos  Estados Unidos. O revestimento em lambris e demais serviços de marcenaria foram executados pelo  Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.  Colunas em aço escovado e o piso de madeira de lei completam a ornamentação. O prédio é tombado pelo patrimônio municipal (Conpresp).

O Edifício Sé abrigou a sede da Caixa Econômica em São Paulo até 1979, quando os escritórios do banco foram transferidos para um edifício na Avenida Paulista. Por ocasião da instalação do centro cultural em 1989 e da reinauguração em 2004, o edifício passou por reformas e adaptações, visando dotar o espaço interno de condições técnicas adequadas às novas atividades, incluindo climatização e iluminação. Atualmente, o edifício abriga, além do centro cultural, a agência bancária "Sé" e algumas áreas administrativas da Caixa