segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Forte dos Andradas - Guarujá




Quartel turístico

Quem passa pela Praia de Monduba, no Guarujá, nota a grande estrutura de pedra e alvenaria que parece ter sido erguida para estrelar um filme de guerra. Não é por acaso. A construção do Forte dos Andradas ocorreu de fato, em um período de conflitos militares.
Inaugurado em 1942, esse complexo abriga mirante, instalações subterrâneas e o Hotel de Trânsito da Marinha, mas foi  aberto ao público apenas desde 2016, quando estava prestes a completar 75 anos. Antes, só recebia excursões escolares. Em parceria com a Secretaria de Turismo, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército ofereceu treinamento  de guia turístico à alguns soldados, que contam histórias sobre o lugar durante as visitas gratuitas.





Forte dos Andradas localiza-se na  ponta de Munduva,  ao sul da  Ilha de Santo Amaro,  estado de São Paulo, Brasil. Territorialmente, faz parte do município de Guarujá,  entre os bairros do  Tombo e Jardim Guaiuba.
Inicialmente denominado Forte de Munduba, foi a última grande estrutura defensiva fixa erguida no país, formando sistema com o Forte de Iaipú,  na defesa do acesso à barra do  poro de Santos, à época o maior porto exportador do Brasil, superando inclusive o porto do Rio de Janeiro.