quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Centro Cultural do Banco do Brasil




Centro Cultural Banco do Brasil, também conhecido como CCBB, foi inaugurado em 21 de abril de 2001, tendo como sede a rua Álvares Penteado (esquina com a Rua da Quitanda (São Paulo) no centro histórico da cidade. O acesso pode ser feito pelo  metrô, utilizando as estações  Sé e São Bento. As ruas em que se encontra localizado o Centro Cultural atualmente são vias só para pedestres.
O edifício construído em 1901, foi comprado em 1923 pelo  Banco do Brasil. Que coube ao engenheiro-arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior transformá-lo em agência bancária, que funcionou de 1927 até 1996 [1], onde tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo. Os elementos da arquitetura original foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século desta cidade.
A sede tem 4.183 metros quadrados e conta com salas de exposições, um cinema, um teatro, um auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboniere e café. É a quinta instituição cultural mais visitada no País e a 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper
 A sala teatral tem capacidade para 130 pessoas.