quinta-feira, 27 de outubro de 2016

museus nas redondezas de estações do metrô



                                                                        Pinacoteca
                                                                   Praça da Luz, 2


  



A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.  Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo,  projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi  para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em  1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha  na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica. A Pinacoteca também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca,  instalado no antigo edifício do DOPS,  no Bom Retiro,  onde mantém exposições temporárias de arte contemporânea, a  Biblioteca Walter Wey  e o Centro de Documentação e Memória da instituição.
A Pinacoteca de São Paulo abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira,  com quase dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira  dos séculos XIX e XX. Destacam-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, a Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo  brasileiro.






















Caixa Cultural
Praça da Sé, III - centro
Acesso pela Estação Sé - centro

O prédio, antiga sede do banco Caixa Econômica Federal (criado por Decreto Imperial de 1861 por Sua Alteza Imperial Dom Pedro II), este prédio da Era Vargas foi inaugurado no ano de 1939 e mantém todas as suas características. Foi construído no lugar de uma igreja e onde se localizava o altar-mor, hoje há um lindíssimo vitral retratando a vocação agrícola brasileira do início do século XX.









Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma instituição financeira,  sob a forma de empresa pública  do governo federal brasileiro,  com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e  com filiais em todo o território nacional. É uma pessoa jurídica autônoma, vinculada ao Ministério da Fazenda.
Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. 

 

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
A  poucos metros da Estação Vergueiro.








O Centro Cultural São Paulo (popularmente conhecido como Centro Cultural Vergueiro ou apenas Centro Cultural) é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo  que reúne a  Pinacoteca Municipal,  a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas,  espaços expositivos, cursos diversos,  teatros e cinema.

É considerado um dos principais (senão o principal) espaço cultural da cidade e uma das primeiras instituições da cidade a ser considerada "centro cultural"  na acepção plena da palavra. Foi inaugurado em  1982.


Unibes Cultural
 Rua Oscar Freire, 2500
ao lado da Estação Sumaré







A Unibes- União Israelita Brasileira do Bem Estar Social, é uma organização sem fins lucrativos que há 100 anos colabora para o desenvolvimento humano. Por meio de doações, parcerias e contribuições, a Unibes realiza diversos programas sociais e comunitários, atuando nas áreas de promoção humana, apoio à saúde, educação e cultura.
A missão da Unibes é desenvolver e implantar projetos socioeducativos e de promoção humana que contribuam para a formação de cenários positivos, a fim de que o beneficiário, com o pleno uso de seu potencial, seja agente na busca por autonomia, observando e respeitando seu grau de vulnerabilidade.