terça-feira, 1 de novembro de 2016

Marcos Incômodos de São Paulo

Na metade do século XIX, aproximadamente 30 % da população era composta de escravos. Vários pontos da capital  guardam histórias do período, como a região do Bixiga, refúgio dos fugitivos antes da chegada da colônia italiana.


1 - Largo da Memória.
Vizinho `estação Anhangabaú, o local recebia um leilão semanal para compra e venda de escravos, ao lado do chafariz do Piques.


O Largo da Memória é um logradouro  histórico localizado no centro da cidade de São Paulo, no Brasil,  no início da Rua 7 de abril  (antiga Rua da Palha). É delimitado pelas ruas Coronel Xavier de Toledo, uma das principais vias da cidade de São Paulo do corredor Leste-Oeste, e Quirino de Andrade e pela Ladeira da Memória, próxima ao Vale do Anhangabaú. Criado no fim do período colonial, o largo  abriga o mais antigo monumento de  São Paulo, o Obelisco do Piques,  inaugurado em  1814.




2 - Largo Sete de Setembro. Até 1865, havia ali um um pelourinho, paredão onde muitos negros foram amarrados e açoitados publicamente como castigo.






3 - Liberdade.
No século XIX, "rebeldes" eram executados no Largo da Forca e enterrados a poucos metros de lá, onde hoje está a Rua  dos Aflitos.


Largo da Forca


Igreja dos Aflitos

4 - Praça Antônio Prado
Proibidos de ir a missa, os negros fundaram ali, em 1725, a igreja irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A Praça Antônio Prado (antigo Largo do Rosário) se localiza no distrito da Sé,  na área central da  cidade de São Paulo,  capital do Estado de São Paulo, Brasil. Tem como afluentes a rua São Bento,  a rua João Brícola e a rua Quinze de Novembro.
Trata-se de homenagem ao cafeicultor, banqueiro, jurista, jornalista e político Dr Antônio da Silva Prado,  o Conselheiro Antônio Prado ( São Paulo, 25 de fevereiro de 1840 - Rio de Janeiro, 23 de abril de 1929),  que ocupou diversos cargos públicos como vereador e deputado, dentre outros. Como prefeito da capital de São Paulo (1900-1910), realizou grandes melhoramentos urbanos, tendo sido retificadas em sua administração diversas ruas do centro da cidade.