quarta-feira, 20 de maio de 2015

Minhocão - Há 44 anos elevando a vida dos paulistanos.

Em uma cidade grande como São Paulo, as formas de locomoção estão sempre em pauta nos assuntos governamentais. Já nos anos 1960 a ampliação das vias públicas começava a ser preocupação dos governantes paulistanos.Nessa época, a avenida São João era reduto da boêmia da cidade, onde havia muitos cinemas, teatros, lojas comerciais e boas casas residenciais.
Essa região central de São Paulo era muito valorizada e propiciava agitação social e cultural à alta sociedade que ali circulava até o início dos anos 1970, quando passou a perder seu glamour com a construção do elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão.
Retrocedendo um pouco, ainda nos anos 1920, os barões do café escolheram os bairros Santa Cecília e Higienópolis para construir seus casarões, formando assim uma região nobre nessa que é hoje a maior cidade brasileira.
Enfim, pensando nessa ampliação, em 1968, o então prefeito José Vicente Faria Lima, em conjunto com o arquiteto do Departamento de Urbanismo da Prefeitura, Luís Carlos Gomes Cardim Sangirardi, idealizou um projeto para a construção de uma via elevada sobre a avenida São João para desafogar o trânsito intenso que já havia nessa época. Porém o próprio prefeito o recusou, pensando mo efeito que a obra traria à cidade e também no seu alto custo custo. Ainda assim, o projeto foi arquivado, sendo reativado e concretizado mais tarde, em 1971, pelas mãos do então prefeito Paulo Maluf.

Maluf assumiu a construção dentro do seu pequeno mandato d 2 anos, estendendo-o para regiões além do que estava no projeto inicial. O Minhocão é uma via expressa e levada que liga a região da praça Roosevelt, no centro da cidade, passando pela rua Amaral Gurgel, avenida São João, praça Marechal Deodoro,  avenida General Olímpio da Silveira, até o Largo Padre Péricles. Tem 3,4 quilômetros de extensão e passa a apenas 5 metros de distância dos prédios ao seu redor.

Críticas À Vista .

O elevado Presidente Costa e Silva, recebeu esse nome em homenagem ao segundo presidente da ditadura militar.
É uma  obra que recebeu muitas críticas na época e, ainda hoje não é bem vista pela população devido à deterioração e desvalorização regional. Foi a partir das obras do elevado que os imóveis no seu entorno passaram a se desvalorizar imediatamente, levando os antigos moradores nobres a migrar para outros bairros de São Paulo.
Não considerando como uma obras de arquitetura, mas, apenas de engenharia bruta, é verdade que hoje, muitos prédios estão em visível estado de abandono, fato que impacta também a paisagem urbana.Desde sua inauguração, há quem aposte no seu desmonte, visto que ainda hoje há idéias contrárias à sua existência.
O elevado foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1971, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, e já em 1976 passou a ser interditado para veículos à noite, a partir das 21:30 até as 6h 30, medidas tomada para evitar acidentes e pela diminuição do barulho para os prédios próximos.
Aos domingos e feriados também fica fechado para os carros, representando um espaço livre para caminhadas de pedestres e ciclitas.

Fotos de Manoel de Brito

Publicação Revista do Historiador - edição 177 - páginas 8 e 9 ( março e abril de 2015).





 
 
Convite de inauguração do Elevado Presidente Costa e Silva

 
Obras na Av. São João

 
Quando da inauguração em 1976

 
O Minhocao nos dias de hoje

 
 
 
 

 
Os espaços de sustentação estão sendo utilizados por artistas plásticos