quinta-feira, 7 de maio de 2015

A história do Teatro Paramont, hoje Teatro Renalt



Teatro Paramont, anteriormente denominado também de Teatro Record Centro e de Teatro Abril, é um Teatro que foi inaugurado em 1929 na Av. Brigadeiro Luis Antonio em São Paulo.

Primeiro cinema sonoro da América Latina, foi durante muitos anos um modelo para outros teatros.
A área total é de 5.500 metros quadrados, com capacidade para 1530 espectadores com ampla  visibilidade, seja qual for o lugar escolhido. O palco, um dos melhores de São Paulo possui 210 metros  quadrados por 36 metros de altura.

Notabilizou-se nos anos 60 por acolher o Festival da Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record.

Nos anos 60, a música no Brasil era levada muitoa sério, mais do que hoje. Prova disso eram os festivais de música popular brasileira, que aconteciam com grande frequeência e que eram transmitidos em rede nacional no horário nobre.
Os salões lotados de gente ávida por conhecer o que os grandes e os desconhecidos artistas andavam fazendo de novo, a presença de uma banca de jurados que votavam os campeões do ano e o grande burburinho, que inundava as mesas de bar - com amigos virados na tela da tv, absorvendo cada segundo de todo aquele espetáculo - podem parecer um acontecimento recente, causado por "êsses modernos shows de talentos", mas já eram algo comum décadas atrás.

Motivados por esses festivais, vários artistas produziram alguns de seus maiores sucessos.
Foi nessa época que o país viu surgir clássicos como Roda Viva de Chico Buarque, Ponteio de Edú Lobo, Alegria Alegria de Caetano Veloso, Domingo no Parque - uma interessanta parceria de Gilberto Gil com uma banda de adolescentes que queriam  fazer um show diferente, inspirado pelos Beatles, chamada de Mutantes, e muitos outros.

Em 1969, um incêndio destruiu grande parte de suas instalações, que foram recuperadas pelo Grupo Abril, em parceria com  a CIF Brasil subsidiária do grupo mexicano Corporacion Interamericana de Entretenimentos.
Foi rebatizado com o nome de Teatro Abril.

Em 2012 a TAF - Entretenimentos assinou contrato com a multinacional Renalt dos direitos de nome do Teatro Abril que a partir de 1 de novembro do mesmo ano passou a se chamar Teatro Renalt. O contrato vai durar até 2017.



1929 -  data da inauguração - Cine Teatro Paramont

1965 - Teatro Record Centro

Teatro Record Consolação




 1969 -Teatro Abril após recuperado






Festival da TV Record - Edú Lobo e Marília  Medalha "Ponteio"

Chico Buarque e MPB4 "A Banda"

Gilberto Gil e Os Mutantes "Domingo no Parque"


Família Trapo : Zeloni e Ronald Golias recebem Pelé

Robero Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia "Jovem Guarda"


Sérgio Ricardo