quinta-feira, 21 de maio de 2015

Coleção Brasileira Itaú e Coleção Numismática - A Arte que revela o passado

Dono de um legado de sucesso no mercado financeirodo Brasil, Olavo Egydio Setubal, além de fazer história no comando do Itaú, também deixa a sua contribuição para o país quando o assunto são obras de arte. Em outras palavras, graças ao seu poder em colecionar arte, os amantes da história do Brasil poderão apreciar em uma exposição permanente duas coleções exclusivas do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina : Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Ao longo dos anos, Olavo Setubal amealhou diversas peças que retratam o Brasil desde o seu descobrimento até o século XX e que agora podem ser apreciadas no Espaço Olavo Setubal, localizado no Itáu em São Paulo.
Durante três anos, o espaço foi cuidadosamente organizado pelos profissionais Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, responsáveis pelo projeto arquitetônico. Para isso, a dupla investiu na reforma de dois andares do Itaú Cultural, ocupando um total de 514 m2. Para a e definição das obras, a mostra conta com a curadoria do historiador da arte Pedro Corrêa do Lago ( Coleção Brasiliana Itaú) e do arqueólogo numismata, prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto (Numismástica Itaú).

Acervo exclusivo ao alcance da população :

A mosta foi minuciosamente escolhida e organizada retratando os conco séculos da história do Brasil, dividida em nove módulos : O Brasil Desconhecido,  O Brasil Holandês, O Brasil Secreto, O Brasil dos Naturalistas, O Brasil da Capital, O Brkasil das Províncias, O Brasil do Império, O Brasil dos Brasileiros.

Além disso, a coleção contempla os primeiros registros da fauna e flora do Brasil, num total de 1.364 obras, entre pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, mapas, documentos, livros, moedas, medalhas, condecorações, barras de ouro, entre outros objetos.

A exposição é composta por peças únicas e exclusivas, entre elas existem algumas muito raras, como um quadro encomendado por dom Pedro I, que retrata a cidade de São Paulo.

Além destas preciosidades, o visitante poderá contemplar as obras de artistas renomados como Frans Post, Rugendas e Debret. Mas a mostra não se restringe apenas a pinturas; há grande destaque para outras manifestações artísticas, como obras-primas da literatura brasileira, entre elas algumas peças de Machado de Assis e um exemplar de Le grand atlas, de Joan e Willem Blaeu, publicados em 1667.

Tesouro Brasileiro

Outro ponto alto do Espaço Olavo Setúbal é a mostra numismática, isto é, a coleção de moedas e medalhas do vasto acervo deixado pelo banqueiro totalizando 6.919 peças, que estão entre as mais importantes do Brasil, e agora podem ser admiradas por todos. Há especial destaque para a Peça da Coroação, moeda que teve a sua circulação proibida por d. Pedro I por apresentar erros inaceitáveis para o imperador.

E também para os exemplares de todas as moedas já cunhadas em território nacional.

Coleção Brasiliana e Coleção Itaú Numismática
Av. Paulista, 149

Fotos de manoel de Brito

Revista do Historiador - edição 177 - páginas 14, 15 e 16




Espaço Olavo Setubal

 
Condecorações Imperiais - Ordem do Cruzrio - 1822
 
C
Panorama da Cidade de São Paulo, 1821 

Casa onde morou Maurício da Nassau - Brasil

Escultura de Aleijadinho