sábado, 22 de fevereiro de 2014

Fonte Monumental - o retorno do símbolo da memória paulistana

Fonte Monumental

Praça Júlio Mesquita - centro  - São Paulo


Impossível passar pela praça Júlio Mesquita, no centro de São Paulo, sem  notar o vigor da nova fonte monumental. Desativada há anos, o monumento voltou a encantar a população e vem contribuindo para dar vida à região.
Símbolo da hitória da cidade, a "Fonte das Lagostas", como ficou conhecida, foi restaurada pela Prefeitura e reinaugurada em maio/2013. Localizada no triângulo viário composto pela avenida São João, alameda Barão de Limeira e rua Vitória, a fonte era alvo constante de descarte de lixo e usada por moradores como banheiro público.
A Revista do Historiador abordou na edição 159, a lamentável situação de alguns dos mais importantes monumentos históricos da cidade.
Grande parte das estátuas e bustos distribuídos pela capital encontrava-se em péssimo estado de conservação, incluindo a fonte monumental da praça Júlio Mesquita.
Além da restauração, a fonte ganhou recentemente  novos sistemas de iluminação cênica e de hidráulica. Os detalhes, como as lagostas e o chafariz, antes de bronze, foram substituídos por réplicas. Mas o que mais  atrai a atenção de quem passa pelo entorno é  o aquário que envolve a fonte. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é uma experiência-piloto, que pode ser estendida a outros monumentos públicos, conforme seus resultados.
A revitalização da fonte começou em agosto de 2012, com base no projeto do Estúdio Sarasá, e custou cerca de R$ 515 mil aos cofres públicos.
Planejada inicialmente para ficar na praça da Sé, a fonte monumental foi encomendada à escultora Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto. Instalada na praça Júlio Mesquita em 1927, foi a primeira obra de arte feita por uma mulher na capital.

Revista do Histporiador - edição 170

Fotos de Manoel de Brito