segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Visões da Coleção de Peter Ludwig - exposição

Centro Cultural do Banco do Brasil - até 21 de abril de 2014.


Visões da  Coleção de Peter Ludwig, projeto que reúne cerca de 80 obras que fazem parte da coleção de arte contemporânea reunida pelo casal alemão Peter e Irene Ludwig, na segunda metade do século XX.

Desde a arte pop americana até o neo-expressionismo alemão, passando pelo hiperrealismo, a exposição apresenta tendências e artistas que criam nexos entre diversas geografias. A ousadia destes colecionadores que leva este conjunto para além do óbvio, arriscando e fazendo novas apostas nas artes plásticas. Visões na Coleção Ludwig reflete esse espírito, trazendo obras de artistas que dialogam com os mestres consagrados do nosso tempo.

Atualmente, o acervo Ludwig está distribuído em 14 instituições e museus por todo o mundo. A mostra éproveniente da sede da Coleção, Ludwig no Museu Russo de São Petesbusgo, apresentando um recorte inédito e significativo dessa coleção.

Obras de  artistas como Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Jean Michel Basquiat e Gerhard Richter, fazem parte deste importante acervo.

Uma vida inteira dedicada a colecionar arte pode ser o sonho de muitos. Mas quando um imenso acervo é disponibilizado ao público em várias cidades do mundo, este sonho se torna realidade através do impacto e da transformação que provoca  na vida das pessoas que têm a oportunidade  de entrar em contato com essas obras. É esse o caso da Coleção Ludwig, que ao  longo do tempo se reafirma e se redefine pela extensão de seus  tentáculos : mais do que uma coleção, várias instituições; mais do que sedes, uma completa fundação dedicada a pesquisas sobre arte.

A amplitude da coleção se vê  refletida na exposição que está sendo apresentada : heterogênea no que diz respeito às tendências  artísticas reunidas, diversas nas origens dos criadores, híbrida em suas direções.



 
Peter Ludwig
 
 
 
Pablo Picasso : Cabeças Grandes, 1969
 
 
 
           Geroge Baselitz :Garrafa e Águia : 1977 - 1978