quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Exposição : Uma rádio ligando o Brasil

Uma Rádio ligando o Brasil - Memória da Rádio Nacional

Caixa Cultura de São Paulo
Praça da Sé, 111 - até 24/02/2013



A Caixa foi criada em 1861, no Rio de Janeiro por D. Pedro II, cujo conhecimento artístico e a consciência da valorização do patrimônio histórico das nações pautaram sua atuação como estadistas. Assim também é a história da Caixa que, desde o Império, vem contribuindo para facilitar o acesso aos diversos bens culturais e o crescimento intelectual e cultural de nossa gente.

Coerente com seu passado, a Caixa promove a exposição UMA RÁDIO LIGANDO O BRASIL : UMA MEMÓRIA DA RÁDIO NACIONAL.


Criada em 12 de setembro de 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro teve papel chave na construção do Brasil contemporâneo. Neste mesmo ano, a música "Luar do Sertão", de Catulo da Paixão Cearense, inaugurou a Rádio Nacional.  uma das principais emissoras da "era de ouro" do rádio brasileiro.
Sua história agora é relembrada  nesta exposição.

Tal como acontece hoje com a televisão, chegar aos microfones da Rádio Nacional era símbolo de prestígio e de ascensão social.
Uma Rádio ligando o Brasil : Memória da Rádio Nacional reúne 75 fotografias do acervo da Rádio Nacional, incluindo registros de artistas no auditório da emissora, e cartazes.

Com  a curadoria do historiador Carlos Eduardo França de Oliveira, a mostra ainda apresenta arquivos de áudio, com programas e gravações da rádio, que fazem parte do material liberado pelo Museu da Arte e do Som do Rio de Janeiro.
O espaço da exposição ganhoe cenário que  recria o ambiente do estúdio e auditório da Rádio Nacional.

Durante o governo Vargas, a tentativa de implementar uma identidade nacional consolidada utilizou a rádio como aliada. A idéia do projeto é reviver e analisar este período, em que surgiram figuras famosas do rádio, como Carmen Miranda, Ary Barroso, Nelson Gonçalves e o "Repórter Esso".

A exposição apresenta essa história através de imagens de seu acervo fotográfico, gravações de seus programas e exemplares de sua discoteca.










A sede da Rádio Nacional ficava no edifício A Noite, situado na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro. Em meados dos anos 50, a Rádio Nacional possuía seis estúdios para o radioteatro e outro para o jornalismo - mais um auditório para 496 lugares.



Olivinha Cravalho ( 1930 ) cantora e Paulo Gracindo. Assim como Esther de Abreu, Olivinha notabilizou-se pela interpretação de temas portugueses. Ingressou na Rádio Nacional em 1951, onde permaneceu por vinte anos.

Nelson Gonçalves ( 1919-1998), cantor e compositor. Reprovado em diversos programas de calouros no início de carreira, Nelson Gonçalves alcançou a fama no decorrer dos anos 40, consolidando-se como um dos principais crooners brsileiros. Entre seus sucessos estão Caminhemos, A volta do Boêmio e Última Serenata.