sábado, 3 de novembro de 2018

A nova Melhoramentos

Localizada na Vila Romana, a antiga fábrica torna-se centro cultural .








Com a fachada tombada pela prefeitura em 2009 e em obras há mais de um ano, o prédio da Companhia Melhoramentos, na Vila Romana, está com um expediente diferenciado desde o dia 17. O imóvel, que fica na Rua Tito, 479, abriga agora salas de exposição, auditórios e um acervo sobre a história da região. A empresa fundada em 1890, instalou um parque industrial na Zona Oeste da capital na década de 20. O endereço serviu ainda de Casa da Moeda durante a revolução de 1932, quando existia um grande pátio de gráficas e depósitos em todo o quarteirão, O dinheiro paulista foi criado  para remediar a falta de distribuição de recursos por parte do governo federal. Há, inclusive, notas do tipo expostas no local, além de ferramentas de impressão da época.



                                                                                                                                                                    Erguida em 1948, a sede administrativa firmou-se como um dos pilares da urbanização  do bairro.  A importância do complexo era tamanha que os moradores do entorno chegaram a promover manifestação para que o seu tombamento fosse total, mas sem sucesso.
Fora da proteção de órgãos públicos
 de preservação do patrimônio, o espaço onde ficava os galpões foi comprado por uma incorporadora de empreendimentos de luxo.A reforma recente no edifício principal, de 1350 metros quadrados custou 16 milhões de reais e manteve a fachada e a parte do telhado.
Para receber os visitantes interessados na inauguração, o lugar montou uma exposição intitulada Os Planetas de Ziraldo, em homenagem ao autor de livros Flicts,  prestes a completar cinquenta anos. 
A mostra interativa inclui, entre outros itens, rascunhos originais do artista.
A curadoria é assinada pela filha do cartunista, Daniela Thomas, e pelas designer Adriana Lins.



Veja São Paulo, 07 de novembro de 2018