quarta-feira, 25 de julho de 2018

Vias Femininas


Datas históricas e nome de santos e de personalidades são muito utilizados para batizar ruas. Entre as homenagens a pessoas ilustres, apenas 15% se referem a mulheres, ante os 85% que prestam tributos
 a homens.
Ao todo, 3.341 vias da capital recebem o nome de figuras femininas, de acordo com o levantamento da proScore, empresa de análise de crédito.

Conheça algumas :




Rua Dona Veridiana

Na Consolação,a via homenageia Veridiana da Silva Prado, fiura de prestígio na sociedade paulistana, reconhecida por suas obras de caridade.

Dona Veridiana dá nome a uma rua no bairro de Higienópolis, na capital paulista.
Considerada uma das três senhoras fundadoras do bairro de Higienópolis, em sua primeira etapa, dos altos de Santa Cecília, juntamente com Dona Maria Antônia da Silva Ramos ( Rua Maria Antônia),  Dona Maria Angélica Souza Queiroz Aguiar de Barros ( Avenida Angélica),  cuja presença é evocada pelas ruas que levam seus nomes.

        Palacete na Rua Dona Veridiana                                                   


Rua Cacilda Becker
Localizada no bairro Jardim as Acácias, na Zona Sul, a rua relembra a atriz, que participou de mais de sessenta espetáculos teatrais em trinta anos de carreira.




Rua Anita Malfatti

Instalada na Casa Verde, na zona norte, a rua destaca a pintora paulistana, considerada uma das pioneiras do movimento modernista no Brasil.

Anita Catarina Malfatti nasceu na cidade de São Paulo no dia 2 de dezembro de 1899, mesmo ano da Proclamação da República no nosso país. Seus pais Samuel Malfatti engenheiro imigrante italiano e Eleonora Elisabeth Krug pintora norte americana de origem alemã.


   A Estudante ( 1915-1916)
   Acervo do Museu de Arte de São Paulo                                                   


Av. Hebe Camargo 



  No dia 8 de março de 1929, em Taubaté, interior de São Paulo, nascia Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, mais conhecida como Hebe Camargo. A atriz, cantora e apresentadora de televisão morreu em 2012.