terça-feira, 1 de maio de 2018

Tragédia no Cine Oberdan









Uma das tragédias mais marcantes de São Paulo, SP que ocorreu no Brás foi o trágico incidente do Cine Oberdan. Milhares de vidas foram perdidas por causa de um alarme falso em um momento onde o cavalheirismo deixou de existir. Em 1927 foi inaugurado o Cine Oberdan, um prédio projetado para ser majestoso e magnífico, localizado na rua Firmino Whitaker no bairro do Brás. Elegante e imponente, Oberdan era um empreendimento da Sociedade Italiana Leale Oberdan, que fora posteriormente vendido para a Empresa Teatral Paulista. Foi um cinema que definitivamente impressionava pelo luxo em suas escadarias, na sala de exibição, no hall e principalmente em sua fachada.
Era magnífico aos olhos, principalmente pelo teto decorado com azulejos portugueses, estátuas decorando o hall e sem esquecer da cúpula que era muito semelhante majestoso Teatro Municipal. O nome é uma homenagem ao anarquista italiano Guglielmo Oberdan, cujo busto ainda é encontrado na fachada lateral do antigo cinema.
O que não poderia se imaginar é que 11 anos depois de sua inauguração a sala seria palco da maior tragédia infantil de São Paulo, e também seria palco das mudanças das regulamentações das salas de cinema de São Paulo.
A matinê do dia 10 de abril de 1938 não estava exibindo um filme de terror, porém as cenas que foram vistas naquela tarde com certeza serviriam como roteiro para filmes típicos de catástrofes. A maior parte da sessão era criança e na tela era exibido o filme "Criminosos do Ar". Estava tudo ocorrendo muito bem e o filme estava quase no final, quando uma cena mostra dois aviões chocando-se no ar. Foi neste momento que se deu início à tragédia, alguém da platéia gritou "Fogo!", provavelmente em alusão ao filme, eis que se iniciou uma correria desesperada para fugir da sala, onde crianças foram pisoteadas e o "Salve-se quem puder!" gritou mais alto.
Após a tragédia o cinema foi interditado e a polícia iniciou uma grande perícia no local aproveitando para interrogar alguns sobreviventes. Foi aqui que apurou-se um outro fato, um tanto curioso, que talvez tenha levado ao pânico e aos gritos de "Fogo!". 

O que realmente aconteceu - Versão verdadeira

Vocês podem pesquisar sobre o assunto e sempre irão ler que a causa do acontecimento do Cine Oberdan foi por causa da cena em que os aviões se chocam no ar, o que desencadeou o grito de "Fogo!", porém esta versão são aquelas clássicas equivocadas contadas por aqueles que juntaram apenas aos poucos fatos que viram. A polícia no entatno conseguiu apurar os fatos com rigor e descobriu como tudo começou devido ao choque entre os aviões.