quinta-feira, 1 de março de 2018

Museu Lasar Segall







Museu Lasar Segall foi criado como uma  Associação Civil brasileira sem fins lucrativos para reunir, divulgar e preservar as  Obras de Lasar Segall, pintor.  Escritor e gravurista  e gravurista nascido em  1889 na  na capital da Lituânia, Vilnius. 
 O local foi idealizado pela viúva do Artista Jenny Klabin Segall  e criada pelos filhos do casal, Mauricio Klabin Segall e Oscar Klabin Segall.
Localizado à Rua Berta, 111, na Vila Mariana, Zona Sul de São Pedro no Brasil.  está instalado na antiga residência e ateliê  de Lasar Segall, projetada em 1932 por seu concunhado, o  arquiteto  de origem russa Gregori Warchavchik. 

        Jardim do Museu Lasar Segall
Em  1985  foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro  de Museus (IBRAM), do Ministerio da Cultura, 
 como unidade museológica. O principal objetivo do museu é conservar, pesquisar, divulgar, documentar e estudar as obras de Lasar Segall, o acervo possui cerca de três mill (3.000) trabalhos do artista os quais foram doados pelos seus filhos, além do próprio arquivo pessoal e fotográfico que somados chegam a mais de seis mil itens catalogados.
O Museu também possui diversas atividades culturais, oferecendo cursos relacionados, programas de visitas monitoradas, projeção de cinema, e ainda possui uma grande biblioteca.
No museu também é possível encontrar a Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Esta, recebe somente grupos agendados que possuam o interesse e o propósito de trazer a aproximação para com as obras do pintor.As ações são realizadas à partir de educadores os quais fazem Pesquisas  vínculadas a obra de Lasar Segall e então emergem em questões de grupos sociais e culturais.]Então, essas pesquisas acabam por resultar em cursos, vivências, práticas artísticas e laboratórios.
Embora as obras de Lasar Segall sejam as mais procuradas, o museu também é uma enorme referência em diversas outras áreas da cultura. Sua biblioteca reúne o acervo mais importante de  Teatro  no país, contando com livros que já pertenceram a críticos de renome como Lopes Gonçalves, Georges Raeders e Anato Rosenfeld.
 O Cine Segall  também faz parte do famoso circuito cultural paulistano e frequentemente exibe filmes de arte nas dependências internas do museu.