sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Palácio das Indústrias






Palácio das Indústrias é uma edificação histórica – faz parte dos patrimônios históricos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo ( CONDEPHAAT)  –, projetada por Domiziano Rossi  em parceria com outros dois arquitetos, Francisco  Ramos de Azevedo e Ricardo Severo.  localizada no Parque Dom Pedro II, no centro  da cidade de São Paulo, região sudeste do Brasil.


Com estilo arquitetônico eclético (elementos de diversos estilos contidos em um só), o prédio foi construído com o intuito de abrigar exposições relacionadas à Indústria Paulista, sendo inaugurado em 29 de abril de 1924, como mostra a placa de inauguração afixada na entrada do local, que atualmente abriga o Museu Catavento Cultural. A escolha do local e a construção do prédio foram iniciativas da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, órgão que estava sob a chefia de Antônio de Pádua Salles.  O projeto de construção do Palácio das Indústrias fazia parte do plano de renascimento da capital paulista, esquematizado pelos arquitetos Bouvard e Couchet, com o objetivo de revitalizar a região conhecida como Várzea do Carmo, levando a ela saneamento básico e melhorias.



O Palácio teve sua primeira exposição em 1917, seguindo como centro de exposições até o ano de 1947, quando foi transformado em Assembleia Legislativa, tendo seu nome modificado, em 9 de julho daquele ano, para “Palácio Nove de Julho”, devido à promulgação da Constituição do Estado naquele dia. Entre 1947 e 1968, o edifício serviu de palco para atividades políticas. Posteriormente, na década de 70, abrigou também celas para presos comuns, configurando-se como sede da Secretaria de Segurança Pública.[Passando por restauros projetados pela arquiteta  Lina Bo Bardi,  a partir de 1992 serviu de sede para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, o que perdurou até o ano de 2004. Desde o dia 27 de março de 2009 o  edifício abriga o Museu Catavento,  museu dedicado às ciências e tecnologia.
Em janeiro de 2017 após 7 meses de trabalho de restauro da fachada, foi entregue aos paulistanos o Palácio das Indústrias com suas janelas, portas e esculturas reparadas e feita coberturas e revestimento das torres. Também foram restaurados os muros com detalhes e reformado o sino e o relógio com mudança de seu mecanismo original para digital. O mecanismo original com cerca de trezentos quilos foi levado para o Museu Catavento. Após muita pesquisa, através do auxílio de paleontólogos, paleobotânicas e paleoartistas da USP a V.R. Monkey criada por um casal de engenheiros lança o Projeto Dinos do Brasil que utiliza realidade virtual para levar os espectadores ao tour com visão de 360 graus pelo Brasil da era Mesozoica.