segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A reforma do Viaduto Santa Ifigenia






Viaduto Santa Efigênia é um viaduto localizado no centro de São Paulo,  com uso exclusivamente para pedestres. Ele começa no Largo São Bento próximo a estação de metrô e termina em frente a Igreja  de Santa Ifigênia,  interligando dois pontos históricos importantíssimos para o município de São Paulo.
A estrutura pensada pelo arquiteto Giulio Micheli e desenvolvida pelos engenheiros Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá, foi totalmente fabricada na Bélgica  e tinha o intuito de melhorar o trânsito e a circulação de carros, carruagens e bondes durante o período do século XIX, que atravessavam o Vale do Anhangabaú.  O viaduto foi montado entre os anos  1910 e 1913 e inaugurado em 26 de julho de 1913, pelo prefeito Raymundo Duprata.
Atualmente, o viaduto é uma das principais ligações dos pontos mais altos do centro de São Paulo,  passando sobre o Vale do Anhangabaú e Avenida Prestes Maia e assim ligando o centro velho ao centro novo da cidade de São Paulo. O Viaduto Santa Ifigênia, de estilo  Art  Nouveau,  é um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo.
Entre o Viaduto Santa Ifigênia e a Rua Duque de Caxias, há diversas lojas e pequenas galerias que vendem os mais diversos tipos de produtos eletrônicos, como computadores, vídeo games, celulares, equipamentos de sons e luzes e instrumentos musicais. 



A reforma do Viaduto


A Prefeitura de São Paulo entregou dia 21 de dezembro de 2017  a revitalização do Viaduto Santa Ifigênia.
 Os trabalhos tiveram início no mês de maio de 2017 e incluíram limpeza, pintura, novos canteiros e recuperação da iluminação. A última reforma tinha sido realizada há quase 18 anos.

 As grades retorcida nas linhas da arquitetura nouveau, receberam duas aplicações de esmalte sintético amarelo, 



“Depois de 112 dias de serviço, estamos entregando o Viaduto Santa Ifigênia com a recuperação de pintura, da estrutura e também com câmeras. O piso é histórico e, para ser preservado,  vai sofrer pequenas intervenções. Toda essa área do Anhangabaú está sendo recuperada passo a passo, mantendo o centro da cidade", disse o prefeito João Doria.
  




A empresa Inova doou a reforma do viaduto e da escadaria, que teve 56 degraus e seis patamares reformados, além da troca do piso de borracha. Foram utilizadas duas toneladas de chapa de aço nas intervenções. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.
O processo de recuperação foi dividido em três etapas. Na primeira, foi feita a lavagem de toda a estrutura para remoção de pó, gordura e fuligem incrustada. O nivelamento da superfície, com massa plástica à base de poliéster, foi feito na segunda etapa. Na terceira fase, foi executada a pintura, por meio de duas aplicações de tinta esmalte sintético acetinado ou fosco.
Na escadaria do viaduto, que dá acesso à Praça Pedro Lessa, as obras foram necessárias devido à corrosão encontrada nos degraus, guarda-corpos e demais estruturas da escadaria, que poderiam colocar em risco a integridade física dos pedestres.