segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Instituto Moreira Salles - Museu Vertical







 Instituto Moreira Salles,  nova sede  inaugurada  no dia 20 de setembro de 2017, na Avenida Paulista.
No nono andar, há um espaço dedicado à memória da cidade de São Paulo. São centenas de fotos que mostram o cotidiano da cidade em diferentes épocas e, como o transporte não só faz parte da imagem desse cotidiano, mas também influencia nele, é claro que neste acervo é possível ter acesso à parte da história da mobilidade desde o início do século passado, quando a Capital Paulista tinha características e hábitos que mesclavam parte da cultura ainda predominantemente rural no Brasil com os ares de metrópole que aos poucos eram assumidos pela São Paulo que crescia num ritmo nunca antes presenciado.



Uma das imagens bem emblemáticas desta realidade é a que mostra modernos bondes elétricos (para a época) com bois e carroças.  A foto foi feita pelo feita pelo etnólogo e antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, na época professor de sociologia da recém-criada Universidade de São Paulo (USP), em 1937, na Rua da Liberdade, no centro da cidade. Em outra imagem, cavalo, bonde e jardineira (ônibus simples feito de madeira) conviviam bem no mesmo espaço.

As fotos demonstram também o desenvolvimento dos transportes, desde os primeiros anos de operação da linha férrea Santos-Jundiaí, a primeira do estado de São Paulo, até os ônibus mais modernos.
No espaço há mesas com telas pelas quais o visitante pode “passear” por uma São Paulo mais elegante, de outras épocas. Ao lado de cada foto, há a localização num mapa da paisagem fotografada. Em algumas imagens, é possível verificar como eram os locais na data da foto e como são hoje em dia
Também é possível escolher as fotos por localidades, autores e temas tudo ao toque na tela. Entre os temas, “Transportes” é um dos destaques.


O Instituto Moreira Salles fica na Avenida Paulista, 2424, em São Paulo.
O horário de funcionamento é de terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas, das 10h às 22h. O IMS Paulista funciona em feriados, exceto quando caem às segundas.