terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Arquitetura de Cinema

A riqueza cultural de São Pulo a torna cenário de tramas incríveis. Para os cineastas, a cidade de mil faces é fonte de inspiração constante.



1- Filme : Bellini e a Esfinge
    onde : edifício Copan


O suspense  escrito por Tony Belloto e dirigido por Roberto Santucci Filho e 2001 leva o detetive Remo Bellini (Fábio Assunção) às curvas do Copan, uma das obras consagradas de Oscar Niemeyer, construído em 1950. O clima noir do filme explora o jogo de luz e sombra criado pelas placas de concreto da fachada, que forma um sinuoso S que combina com o clima de mistério do filme. Na vida real, os 1 160 apartamentos são ocupados por uma população de perfil heterogêneo, que retrata a diversidade de São Paulo.










2 - O Casamento de Romeu e Julieta
onde : Estádio do Pacaembu


As torcidas palmeirense e corintiana se enfrentam em estilo shakespeariano na comédia de Bruno Barreto ( 2005 ). A arena do amor impossível entre Romeu (Marco Ricca) e Julieta (Luana Piovani), é o estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, chamado de Pacaembu, focalizado em diversos ângulos. Inaugurado em 1940, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico ( Condephaat).
Tem fachada majestosas em estilo déco e seis grandes torres de iluminação. Com capacidade para 40 mil torcedores, o Pacaembu abriga também o Museu do Futebol, projeto de Mauro Munhoz inaugurado em 2008.







3 - Filme : Ensaio sobre a cegueiras
Onde : ponte Otávio Frias de Oliveira

Na  obra  do português José Saramago, a população é acometida pela peste cegueira branca. Com sensibilidade, Fernando Meirelles dirigiu o filme, em 2008, por diversas cidades do mundo - que representam um país fictício.
Uma das cenas impactantes mostra os atores na ponte Otávio Frias de Oliveira, imensa com duas pistas em curva sobre o rio Pinheiros, e o contraste entre escombros decorrentes de acidentes provocados pela falta de visão dos personagens e a modernidade do cenário, que tem ao fundo prédios de fachadas espelhadas. A ponte, inaugurada em 2008, tem projeto do engenheiro Catão Francisco Ribeiro e do arquiteto João Valente Filho.












4- Filme Dois Coelhos
onde : Teatro Cultura Artística

Estrelado por Alessandra  Negrini, Caco Ciocler  e Fernando Alves Pinto, o filme ( 2012 ) de Afonso Poyart convida o público a um passeio, em ritmo frenético, pelas ruas do centro de São Paulo, É Caco Ciocler quem conduz o olhar pelo mosaico Alegorias das Artes, de Di Cavalcanti na fachada do Teatro Cultura Artística - o maior painel do artista, medindo 48 x 8 m. O teatro, projetado pelo arquiteto paulistano Rino Levi ( 1901 - 1965 ), abrigou importantes espetáculos desde sua inauguração, em 1950. Incendiado em 2008, está sendo reformado ( o painel de Di Cavalcanti já foi restaurado) com base no projeto do arquiteto Paulo Bruna e pretende se tornar um dos mais modernos locais de espetáculos do país.







5 - Filme : Doméstica
Onde : Edifício Cinderela


Para revelar o universo das empregadas domésticas, o diretor Fernando Meirelles escolheu o Edifício Cinderela, do arquiteto paranaense autodidata João Artacho Jurado, no bairro de Higienópolis, entre outras locações. Nessa saborosa comédia de 2001, a escada com elementos vazados, o amplo hall de entrada e a fachada com as colunas de pastilhas rosa entram no set de filmagem  e expressam o charmoso estilo de vida da classe média-alta paulistana. Primeira grande obra assinada por Jurado, em 1956, o Cinderela iniciou o que se tornou uma espécie de marca registrada do arquiteto - a mistura de elementos de diferentes estilos, como art noveau e art decó, e as grandes sacadas com gradis azuis.






6- Filme : O  Ano em  Que Meus Pais Saíram de Férias
Onde : Edifício Altino Arantes

Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro ( Michel Joelsas), de 12 anos, pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no país. Seu sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. Com esse argumento, em 2006 o diretor Caio Hambuerger mostrou poeticamente a chegada do menino ao centro de São Paulo onde fica o Edifício Altino Arantes, conhecido por prédio do Banespa e projetado pelo engenheiro Plínio Botelho do Amaral. Ele oferece uma vista de 360 graus que inclui a avenida Paulista, o pico do Jaraguá e até a Serra do Mar. Sua arquitetura foi inspirada no Empire State Building, de Nova York.  No saguão, há um lustre de cristal com 10 mil peças e 13 m de altura em estilo déco, no formato do prédio.




 Publicado na Revista Arquitetura  E Construção - 25 anos