domingo, 19 de fevereiro de 2017

A ferrovia do progresso







Com ligação entre o Porto de Santos e Jundiaí,  a São Paulo Railway marcou o período de ascensão da economia cafeeira e ajudou no desenvolvimento da capital.

Há 150 anos, em 16 de fevereiro de 1867, era inaugurada a primeira estrada de ferro paulista. Construída em um período de sete anos, a São Paulo Railway  (SPR)  ligava o Porto de Santos à cidade de Jundiaí, com passagem pela capital. Nasceu de uma visão empreendedora  do barão de  Mauá, que convenceu o governo imperial a investir em ferrovias para escoar a produção cafeeira.
Um dos principais desafios dos engenheiros ingleses trazidos para tocar a obra foi abrir 8 quilômetros de trilha em um desnível de 780 metros de altura ao longo da Serra do Mar, o que acabou sendo realizado com a divisão do trecho em quatro declives de pouco mais de 2 quilômetros. No fim do século XIX a SPR impulsionou o desenvolvimento da capital, não só colaborando para a exportação de café, mas também trazendo levas de imigrantes e materiais para os casarões que eram erguidos nos Campos Elísios. Ao longo dos anos 20, a estrada viu  sua hegemonia ser ameaçada por problemas de manutenção, pela chegada de companhia de ônibus que realizavam o mesmo trajeto e pela pressão de industriais brasileiros para que o governo tomasse as ferrovias que estavam sob controle estrangeiro. Vencidos os noventa anos de concessão, a São Paulo Railway foi desapropriada em1946 e passou a chamar de Santos Jundiaí, até ser desativada na década de 80.

Veja São Paulo
reportagem de Thais Reis Oliveira.