sexta-feira, 3 de maio de 2013

Museu da Energia de São paulo

Museu da Energia
Alameda Cleveland, 602 - campos Elísios
São Paulo - SP

O Museu da Energia de São Paulo é um espaço aberto para discussão sobre a história da energia, desenvolvimento de tecnologias do setor energético e suas relações com a sociedade e o meio ambiente.

A Fundação Energia e Saneamento, instituída em 1998, abriga um significativo acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico e ambiental integrado à sua missão de preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e saneamento, por meio de projetos de educação e cultural com clara função social.

A Fundação procura assegurar o adequado tratamento de seu patrimônio e potencializar a sua divulgação por meio de um sistema de Museus da Energia em São Paulo, Jundiaí e  Itú : quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas nos municípios de Rio Claro,Salesópolis, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, e um núcleo de Documentação e Pesquisa na capital.

Localizado no bairro de Campos Elíseos, região central da capital paulista, o casarão que abriga o museu foi construído em 1894 e tem projeto assinado de arquiteto Ramos de Azevedo.