segunda-feira, 6 de maio de 2013

Exposição : Khalil Gibran - Memorial da América Latina


Khalil Gibran

Ralização Associação Cultural Brasil-Líbano
Comitê  Nacional Gibran e Museu Gibran

Memorial da América Latina - de 03 de maio a 26 de junho de 2013.

Ao ensejo dos 130 anos de nascimento de um dos escritores mais lidos em todo o mundo, a Associação Cultural Brasil-Líbano , uma rara exposição de Gibran, reunindo, além de sua obra poética e filosófica, documentos e objetos pessoais, sua obra pictórica ; esta, pela primeira vez, trazida à América do Sul.

Gibran é o lídimo representante do Líbano, pequeno país em extensão, grandioso por sua história extremamente importante por sua posição no globo como elo entre três antigos continentes : Europa, Ásia e África.

Moldada por séculos de intercâmbio humanístico, pela diversidade e pela sabedoria oriental, a obra de Gibran tem raízes fundas no cadinho de culturas que difine seu país de origem, bem como tem uma longa vivência do mundo ocidental, o que o torna sua mensagem profundamente humana e consequentemente, universal.






Gibran escreveu quase que exclusivamente em árabe. Publica  sete  livros nessa língua : 1905, " A Música"; 1906 - " As Ninfas do Vale"; - 1908 " As almas Reveldes", - 1912 - "Asas Quebradas" - 1914 - "Làgrima e Sorriso"; - 1919 " As Porcissões"; -1920 " "Tempestade".
Após sua morte,foi  publicado um oitavo livro, sob o título Curiosidades e belezas", composto de artigos e histórias já aparecidos em outros livros e de algumas páginas inéditas.

1918-1931

Gibran morreu em 10 de abril, no hospital São Vicente, em Nova Yorque. A despedia foi grandiosa e comovente como muitos Libaneses que conhecem a fortuna e a glória sob os céus mais diversos, mas aspiram dormir o sono eterno na terra abençoada dos antepassados. Gibran pediu que lhe transladassem os despojos para Bcharre, sua cidade natal. Em 21 de agosto de 1931, os restos mortais chegaram a Beirute  foram acompanhados até Bcharre com manifestações oficiais e populares de proporções inusitadas.
Sobre o túmulo, a simples inscrição :" Aqui   entre nós, dorme  Gibran".
Mas lá dorme somente seu corpo. Sua alma, difundida nos livros, serve de guia a milhões de leitores.





.... sobre o casamento ... Ame um ao outro, mas não crie amarras de amor ...Cantem e dancem e sejam jubilosos, mas deixe um ao outro estar sòzinho, assim como as cordas de um alaúde ficam sòzinhas, mas tremulam com a mesma música.



... amizade  : 19123 : O homem precisa mudar, mas não seu amor nem o seu desejo de que seu amor deve satisfazer as suas necessidades. ( trecho O Profeta ).





... A oração : Você ora em sua aflição e em suas necessidades. Eu gostaria que voce também orasse na totalidade de sua alegria e também orasse em seus dias de abandono.
 


"Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma".

"A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar".

"Vocé dá um pouco quando doa suas posses. É quando você dá de si mesmo que dá verdadeiramente ..."