sexta-feira, 19 de abril de 2013

Catedral da Sé

Um século, muita história !


Em 1954, a cidade de São Paulo  comemorava o quarto centenário e recebia um presente muito especial, a nova Catedral da Sé, inaugurada em 25 de janeiro daquele ano, é a mais rescente Catedral Gótica construída em todo o mundo. Com 111 metros de comprimento, 46 de largura e capacidade para abrigar 8 mil pessoas, a Catedral  possui duas torres que se erguem a 92 metros de altura, além de uma enorme cúpula.

Por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, a obra teve início em 1913 no mesmo local da antiga Catedral, demolida em 1911.

Os mosaicos, esculturas e mobiliário foram trazidos da Itália de navio e por causa das guerras mundiais a obra teve grande dificuldade para ser concluída.

Em seu interior, dedicado a Nossa Senhora da Assunção, encontramos três altares. O principal ou altar-mor é construído em pedras que trazem as cores da bandeira brasileira. À esquerda encontra-se o altar de Sant'Anna e a direira o altar de São Paulo, todos construídos por grandes artistas italianos.

Entre 1999 e 2002, a Catedral foi completamente renovada e ganhou 14 novos torreões, previstos no projeto original datado de 1912.



Mesmo local da antiga Catedral, demolida em 1911.



Entre 1999 e 2002, a Catedral foi completamente renovada.