domingo, 27 de janeiro de 2013

Exposição : Um olhar sobre o Brasil

Um Olhar sobre o Brasil - A fotografias na construção da imagem da Nação

Instituto   Tomie Ohtaka


No século XIX, com a descoberta da fotografia, as imagens visuais técnicas ingressaram na vida cotidiana do homem e da sociedade: um ingresso que se fará  eterno.

Um dispositivo de ver o entorno e, também, de ver o que não pode ser visto fisicamente : cenários, personagens e fatos desconhecidos de espaços geográficos remotos e tempos pretéritos.

Embora seu valor fundamental  seja   insubstituível como meio de informação, devemos nos perguntar sempre : qual é a verdade que nos mostra a imagem fotográfica ? A verdade do registro da aparência, da indiscutível semelhança com o objeto-modelo materializado por um sistema de representação visual e conduzida, monitorada, moldada segundo um processo de criação/construção.

De realidades. Realidades construídas, eleboradas, portanto. Território de fronteiras fluídas, indefinidas, palco de  realidades e ficções.
Ficções documentaias a partir de verdades individuais, regionais, ideológicas, étnicas. religiosas. Assim se forma o testemunho fotográfico: um documento expressivo, permeável aos devaneios da imaginação e interesses com os mais diversos.

A partir de tal reflexão pensamos em fotografia. E, também, a possibilidade de se imaginar uma história do país através e, a partir, das imagens da câmera. Este foi o objetivo desta exposição, porém, como levar à frente um projeto dessa natureza ? Quais as imagens que realmente importam ? Como abranger as múltiplas facetas de um país das dimensões do Brasil, rico em sua diversidade étnica, geográfica, pleno de contrastes sociais em todas as suas regiões ? Como abordar, enfim esse universo temático de forma que produza sentido ? É sabido que abordagens panorâmicas correm o risco de serem supérfluas.

A parceria do Instituto Tomie Ohtake e da Fundación Mafre possibilitou a realização desse projeto  de tal magnitude e relevância que contou também com o Instituto Moreira Salles e sua generosa colaboração nas etapas de pesquisa e empréstimo de imagens, além de todas as instituições, colecionadores e fotógrafos que cedem sua sobras.