segunda-feira, 17 de abril de 2017

Os maiorais da Arte das Ruas




1º SÓ QUERO CHOCOLATE Autor: Kobra
Ano: 2017
Endereço: Rodovia Castelo
Branco, km 35, em Itapevi
Tamanho: 29 x 151 metros (medida da parede principal)
Curiosidade: doze plataformas elevatórias estão sendo usadas pelo artista e sete assistentes. No fim do processo, 3 200 latas de spray e 2 000 litros de tinta terão sido gastos
No quilômetro 35 da rodovia Castelo Branco, a Grande São Paulo passará a abrigar o maior desenho em um mural urbano no mundo.
A obra, do grafiteiro Eduardo Kobra, ocupa uma área de 5.742 metros quadrados na parede do centro de distribuição da Cacau Show, em Itapevi, bem ao lado da estrada, no sentido capital. A imagem reproduz uma cena do processo de um trabalhador remando em um barco carregado de cacau sobre um rio de chocolate na Amazônia.
A imagem está decorando a fachada da sede administrativa da Cacau Show.





2º CHEGADA DE ESTRANHOS Autor: Rui Amaral
Ano: 1991
Endereço: buraco da Avenida Paulista
(passagem para as avenidas
Doutor Arnaldo e Rebouças)
Tamanho: 9 x 300 metros
Curiosidade: retocado a cada três anos pelo artista (com a ajuda de cinco voluntários, em média), o mural mostra uma cena lúdica com a chegada de extraterrestres a nosso planeta.




3º AVENIDA SÃO JOÃO
Autor: Kobra
Ano: 2012
Endereço: Campus Senac
Santo Amaro, na Zona Sul
Tamanho: 45 x 12 metros de diâmetro
Curiosidade: o segundo grafite de Kobra na lista, é baseado em uma fotografia dos anos 50 e foi pintado na caixa-d’água da universidade.



4º CARPA JAPONESA Autores: Binho e Suiko
Ano: 2015
Endereço: ao lado do Viaduto Santa Ifigênia, no centro
Tamanho: 45 x 40 metros
Curiosidade: a parceria entre os grafiteiros, um paulistano e o outro japonês, foi implementada durante o festival O.bra, que promoveu a pintura de nove empenas cegas (paredes de prédio sem janela) pela capital.


5º GIGANTE URBANO
Autor: Tec
Ano: 2015
Endereço: Rua Amaral
Gurgel, em Santa Cecília
Tamanho: 64 x 26 metros
Curiosidade: o artista argentino procurou apoio por quatro anos para realizar o desenho no Minhocão. Sem sucesso, vendeu seu carro e bancou o grafite sozinho