quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Museu de Arte de São Paulo

                                         Início da construção do Museu de Arte Moderna - MASP









O caixote de concreto suspenso se exibe grandioso entre os espigões da avenida Paulista.
Lina Bo Bobardi  traçou o projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 1957. Coube ao engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, ex-prefeito da cidade, o desafio dos cálculos estruturais. Com 74 m, o vão livre, apoiado  em quatro pilares, evidencia-se como uma extensão da rua. Outra parte do Masp está semienterrada, acomodada no acentuado declive do terreno. O museu tem ao todo cinco pavimentos em  II mil m2. Em 1982, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat ) e em 2003 pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

Desde a fundação, o museu recebeu centenas de exposições de artistas internacionais, através do intercâmbio de obras com diversos museus do mundo e foi sede de instituições renomadas, como a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e a escola de artes da Faap – Fundação Armando Alvares Penteado. A Mostra Internacional de Cinema também iniciou atividades no museu.
Sua história vem desde antes da inauguração e teve início quando Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados, começou a arrecadar fundos para a construção e aquisição das obras. As primeiras obras de arte foram selecionadas pessoalmente pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiana recém-chegado ao Brasil, em inúmeras viagens com Assis Chateaubriand.








Achilina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi.



Lina Bo Bardi (1914-1992) teve seu escritório de arquitetura em Milão destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1946, trocou a Itália pelo Brasil, onde  contribuiu para consolidar a arquitetura moderna. No país, além do Masp, mereceram grande destaque o Museu de Arte de Salvador, o Sesc Pompéia e a Casa de Vidro, sua moradia paulistana.



Casa de Vidro, sua moradia paulistana.

                                                         interior da casa de  Vidro

Sesc Pompéia - São Paulo 




Museu de Arte de Salvador