segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Wassily Kandinsky

Centro Cultiral do Banco do Brasil
Rua Alvares Penteado, 112 - até 28/09/2015


Duas telas dispostas lado a lado na mostra Tudo começa num Ponto traduzem bem como Kandinsky ( 1866-1944) trabalhava as cores para expressar sentimentos como alegria e tristeza.
Na primeira delas, Dois Ovais ( 1919 ), tons vibrantes de amarelo, azul e vermelho saltam aos olhos do visitante numa composição abstrata, mas com objetos reais escondidos nas pinceladas, como cúpulas de igrejas e barcos.
Em Crepuscular (1917), por outro lado, o pintor russo carrega na paleta escura, de fundo marrom, como se quisesse deixar clara a angústia.
Não espere, portanto, pinturas frias só porque são abstratas. "Ele foi único em dar expressões gráficas a emoções", diz Rodolfo de Athayde, diretor-geral da montagem. Nascido em 1866 e filho de um mercador de chá na Sibéria, o artista foi fortemente influenciado por rituais xamânicos da região, aspecto presente tanto nos quadros quanto nas peças que integram o conjunto, entre elas colares e máscaras.
É bom avisar que, apesar de ser o tema da mostra, parte das 150 obras em cartaz  não é de autoria de Kandinsky. Há itens de outros pintores russos que viveram na mesma época, caso de Mikhail Larionov, Nikolas Roerich e Vassily Ivánovitc Deníssov. Desse último a monumental O Fundo do Mar ( 1907 ), de 2 metros de altura, rouba a atenção em uma das salas.
A importância de Kandinsky na história da arte, como um dos precursores do abstracionismo, é justificada numa montagem abrangente, minuciosa nas informações e visualmente deslumbrante.

Fui convidado para reproduzir um trabalho de Kndinsky, quem me dera !