quinta-feira, 10 de abril de 2014

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nr. - centro - São Paulo - SP



                                                                       Estação da Luz  - 1902



                                       Estação da Luz - 2014 - Museu da Lingua Portuguesa


Um encontro com a língua, história e literatura, guiado por vozes famosas e recursos audiovisuais de ponte. Esse é o cenário proporcionado pelo Museu da Lingua Portuguesa a seus visitantes. É encantamento do começo ao fim, mesmo para quem  (ainda ) não é tão afinado com as regras de português.
Localizado no coração de São Paulo, na Estação da Luz, o museu, concebido e implantado pela Fundação Roberto Marinho - FRM, foi inaugurado em 2006, em uma suntuosa construção - um patrimônio histórico do século XIX. O seu interior reserva três andares de muitas interatividades e um moderno acervo, que permite o conhecimento profundo do nosso idioma, que é a sexta língua mais falada do mundo.
Além dos espaços reservados à preservação da língua, o museu dedica a ala leste, no primeiro andar, às exposições temporárias. Não menos  atrativas, essas  mostras seguem a dinâmica do museu e contam com as mesmas plataformas tecnológicas para sua apresentação.

Já o segundo andar é um misto de conhecimentos. O espaço oferece projeções simultâneas  de filmes que mostram a língua portuguesa no cotidiano e na história de seus  usuários, apresenta itens dedicados às influências dos idiomas e dos povos que contribuiram para a formação do português falado nos demais países lusófonos e expõe painéis com um pouco da história do edifício-sede da Estação da Luz e os trabalhos de restauro realizados antes da implantação do Museu da Língua Portuguesa.

Um dos pontos mais procurados pelos visitantes é o Beco das Palavras, uma sala com jogo etimológico que permite ao visitante brincar com a criação de palavras, uma sala com jogo , conhecendo suas origens e significados. Outro ponto que especialmente atrai a atenção do visitante é a Praça da Língua, uma espécie de planetário, composto por áudio e imagens projetadas.

Mai do que seguir a tendência
da modernidade, que explora o uso de recursos tecnológicos, o Museu da Língua Portuguesa adotou a museografia - já que atraiu mais de 1,6 milhão de visitantes - com o objetivo de preservar o patrimônio material que é a língua e compartilhar suas nuances com o público.

Texto publicado na Revista do Historiador - edição 171

Fotos de Manoel de Brito.


                                                                                    Entrada do Museu da Línua Portuguesa

 
Jorge Amado - Museu Lingua Portuguesa

 
Cazuza - Museu da Lingua Portuguesa