segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Celebração da Bienal

Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera - portão 3 - até 8 de dezembro-2013


Coletiva no Parque do Ibirapuera homenageia a trajetória da arte brasileira ao longo das trinta edições da mostra.

Como 2013 é um ano sem Bienal de São Paulo, a maneira encontrada para homenagear a história do evento, iniciado em 1951, foi uma grande mostra sobre a trajetória da arte brasileira nessas seis décadas e trinta edições.`
A julgar pela seleção de 30 x bienal, composta de cerca de 250 obras de 111 artistas, reunidas pelo curador Paulo Venâncio Filho. A  organização do espaço, definida mais por afinidades estéticas do que pela cronologia, revela-se fluída e convidativa. Ao visitar a área climatizada do pavilhão no 3 andar, o espectador pode até se surpreender com a quantidade de coisa boas no Brasil no último século.
Estão ali Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Hélio Oiticica, Amilcar de Castro, Maria Leontina  e outros. Há ainda um diálogo formal notável entre as telas de Volpi e os relevos de Sérgio Camargo. O modernista German Lorca sobressai na fotografia. Dos trabalhos contemporâneos, destaque para a pintura da década de 80, praticada por Jorge Guinle, Adriana Varejão e os paulistanos do grupo Casa 7.