quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Memória - SESC Pompéia

SESC  Pompéia :


A fábrica de tambores metálicos e geladeiras a querosene foi construída no ano de 1938, em estilo inglês - acompanhando a tendência da região, que parecia uma Manchester tropical. Durante a guerra foi comprada pela Ibesa - Indústria Brasileira de Embalagens S.A., que permaneceu por quase trinta anos no local.

Comprada pelo SESC São Paulo em 1971 e tendo funcionado improvisadamente por alguns anos, optou-se pela restauração ao se perceber que as pessoas que frequentavam o espaço sentiam-se bastante à vontade nele.

Em 1977, o SESC contratou Lina Bo Bardi para realizar a restauração dos galpões. O trabalho de arqueologia industrial feito pela arquiteta demorou cinco anos e procurou evidenciar as diferentes intervenções e técnicas empregadas entre a construção original e a época da restauração. Em 1982 os espaços dos galpões culturais foram sendo sucessivamente abertos para o público, ocorrendo a inauguração oficial no dia 18 de agosto : o conjunto esportivo começou então a ser construído e foi inaugurado quatro anos após, apresentando uma arquitetura vertical - dois enormes blocos de concreto aparente - para intencionalmente constatar com a fábrica.

No início do funcionamento do Centro, a cultura dos anos 80 foi considerada como eixo para as atividades. As novas propostas de grupos teatrais e musicais de qualidade eram sempre apresentadas e todos os artistas que tinham alguma coisa a mostrar disputavam o espaço do SESC, sempre ocupado por pessoas famosas e visitantes internacionais.

A fábrica restaurada - trabalho até então inédito no Brasil - tornou-se o cenário apropriado para receber o que havia de novo em qualquer expressão artística e, conforme noticiavam os jornais, era o "espaço cultural paulistano onde as coisas sempre acontecem", agitando a até então pouco lembrada zona oeste da cidade.

Paralelamente à intensa programação cultural que até hoje desperta o interesse de diversos públicos, desenvolvem-se projetos de atendimentos a frequentadores específicos ( crianças, jovens e idosos ), atividades esportivas variadas, serviços de alimentação, atendimento dentário e a ação de todo um complexo administrativo para receber o grande público que visita a unidade.

O Sesc  Pompéia  é um dos poucos consensos em São paulo : fazendo jus ao seu antigo logotipo - uma compridade chaminé de concreto soltando flores - espalha um pouco de cor na cidade de São Paulo.



antiga instalações Ibesa - Indústria Brasileira de Embalagens S.A. - 1938,


Sesc Pompéia - 2012


Sesc pompéia - 2012