segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fantasmas Urbanos de São Paulo

Palco de crimes famosos, o centro é destino frequente dos curiosos que querem sentir um arrepio na espinha. A brincadeira tornou-se até negócios : o Haunted Tour é um passeio noturno de ônibus por pontos macabros da capital. O trajeto dura cerca de duas horas e custa 80 reais.
Mais informações podem ser obtidas em www.sphtour.com.
Confira abaixo alguns fantasmas badalados do roteiro :




1 - Chaguinhas : condenado à morte por comandar uma revolta, o soldado Francisco José Chagas costuma ser visto na Capela dos Afrlitos, na Liberdade, onde foi enterrado.

 
 
2 - Dona Yayá : herdeiros da fortuna, Sebastiana de mello Freire teve esquizofrenia e ficou reclusa até morrer, em 1961, aos 74 anos. Transeuntes dizem escutar seus gritos na mansão no Bixiga  ( foto abaixo ).


 
 
3 - Júlio Frank : o professor alemão morreu de pneumonia em 1842 e foi entrerrado na Faculdade de Direito da USP, criando a lenda de que passeia até hoje pelos corredores.


 
 
4 - Loira do Martinelli : há duas teorias para as supostas aparições da moça no edifício, uns dizem que ela se suicidou em 1936: outros que teve o corpo atirado no poço do elevador.
 

 
 
 

O Ponto Culminante do centro de São Paulo

 
Mirante do Vale

 
Viaduto Santa Ifigênia
 
 

 
 
Desde 1966, quando foi inaugurado no número 241 da Avenida Prestes Maia, o Mirante do Vale mantém o posto de maior arranha-céu da capital. Surpreendentemente, seu terraço nunca esteve disponível para visitação pública. A situação vai mudar com a inauguração da terceira edição do Heineken Up On The Roof, bar temporário que passou pelos edifícios Planalto e Martinelli. O evento começou dia  16 de janeiro de 2016, para convidados, e a partir de domingo fica aberto para o público em geral até 28 de fevereiro, com festas e shows às sextas, sábados e domingos.

Projetado pelos engenheiros Waldomiro Zarzur e Aron  Kogan, o imponente prédio levou seis anos para ser construído, e hoje, abriga empresas de ramos variados, como escritórios médicos, despachantes, sindicatos e associações.

A seguir, algumas curiosidades sobre ele :

Altura : 170 metros

Andares : 51

Área : 750000 metros quadrados

Lojas : 146

Escritórios comerciais : 812

Funcionários fixos : 10 0000

Visitantes diários : 30 000

Elevadores : doze

Escadas rolantes : duas

* publicado Revista Veja São Paulo ( jan/2016)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Mistérios da Cidade de São Paulo - Degraus mais alto

Degraus mais Alto

No terceiro trimestre de 2015, o valor do metro quadrado para aluguel de escritórios de alto padrão na capital caiu 5 % em relação ao mesmo período do ano anterior, fechando em 114 reais. Foi o terceiro ano seguido de queda - em 2013, o índice de 125 reais. O ponto mais valorizado da cidade é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, com 468000 metros quadrados de espaços do tipo e cotação de 160 reais ( abaixo outros locais).
A pesquisa é da consultoria Cushman & Wakefield.

 Regiões e preços


Avenida Brigadeiro Faria Lima : 160

Vila Olimpia : 125

Avenida Paulista : 121

Itaim : 121

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini : 103

Marginal Pinheiros : 91

Chácara Santo Antônio : 68


Avenida Faria Lima - R$ 160



Vila Olimpia - R$ 125

 

Avenida Paulista - R$ 121

Itaim - R$ 121

Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini - 103

Marginal Pinheiros - R$ 91

Chácara Santo Antônio - 68
 

sábado, 14 de novembro de 2015

Escultura de Borba Gato produzida por Júlio Guerra.

Em 1935, a cidade de Santo Amaro tornou-se um bairro de São Paulo.

No ano d 1935 os moradores de Santo Amaro, melhor dizendo, aqueles que eram filhos da terra, deviam estar enfrentando um sério conflito de identidade, Foi como se estivessem ido para a cama ostentando uma nacionalidade e acordado com outra.
Em outras palavras : da noite para o dia, pelo menos oficialmente, deixaram de pertencer a uma cidade autonôma, que fora seu berço, contígua à capital paulista, para se tornarem compulsoriamente paulistanos. Diante disso, que hino cantar ? que bandeiras honrar ? Que tradições homenagear ? Que datas civicas  reconhecer ?

O escultor Júlio Guerra ( 1912-2001), pertencia ao bairro de Santo Amaro.

É possível que seu esforço para manter viva dentro de si a memória do Bairro tenha a ver com a colossal estátua do bandeirante Borba Gato ( 13 m de altura e 20 toneladas de peso) que ergueu na confluência das avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro, as mais importantes do bairro, inaugurada em 1963 para registrar o quarto centenário santamarense.



E aqui, é necessário esclarecer a representação simbólica do monumento instalado ali. Manuel de Borba Gato ( 1649-1718 ), sogro de Fernão Dias, casado com sua filha, Maria Leite, tornou-se por muito tempo, uma espécie de senhor daquela região, assumindo, no imaginário popular, o posto de guardião de Santo Amaro, um povoado que começou com José de Anchieta por  volta de 1556. Portanto, Borba Gato continua protegendo o lugar, pois o bairro tem início exatamente  onde suas botas pisam.

Publicação "Revista do Historiador"
edição 179 - julho e agosto de 2015.

 
 
A altivez da escultura sugere que o bandeirante esteja avisando : para entrar aqui e que falar comigo !
A estátua,  à semelhança da personagem Geni, na canção de Chico Buarque, parece ter nascido para alimentar chacotas de pseudos estetas que tiveram repercursão na mídia. Inocularam nela amarca do mau gosto, kitsch, como se diz, palavra de origem alemã para designar, em vocabulário estético, gostos vulgares. Talvez o equíco tenha nascido porque Júlio, em vez de tomar o caminho convencional do bronze, como seria de esperar, optou por concreto armado. Existe opção de ver sua arte em bronza na bela "Mãe  Preta", no Largo do Paissandú, lá inaugurada em 1954 por ocasião do IV Centenário paulistano.
Resta dizer que, numa tentativa de materializar, na linha do tempo, a simbiose entre o bandeirante e suas terras - um arroubo típico de artista - aplicou no interior da escultura, a título de vigas de sustentação, trilhos dos extintos bondes de Santo Amaro. Há uma evidente analogia entre as trilhas das bandeiras e os caminhos de ferro.








sábado, 31 de outubro de 2015

Estação Júlio Prestes - Monumental como São Paulo



Inspirada nos terminais nova-iorquinos Grand Central e Pennsylvania, a monumental Estação Júlio Prestes foi projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves e Samuel Neves, em 1925, inaugurada 13 anos depois. Com 25 mil metros quadrados, a construção tem estrutura de concreto e alvenaria de tijolos, no estilo  eclético, com influências do Luís XVI.

Alguns ambientes têm vitrais de Conradado Sorgenicht, as escadarias são revestidas de mármore e peitoris de ferro fundido. Nas áreas de circulação o piso é de mosaico e, nos demais ambientes, de madeira. Parte da Estrada de Ferro Sorocabana, a obra substituiu o prédido da  Estação São Paulo, fundada em 1872 e aberta em 1875.

O nome se manteve até 1951, quando passou a se chamar "Júlio Prestes". Atualmente, é o ponto de partida da linha 8 Diamante da CPTM, que vai para Itapevi.

Abriga ainda a Sala São Paulo, a casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSEP), considerada a naior da AméricaLatina.











sábado, 24 de outubro de 2015

ConCiência - exposição de Patrícia Piccinini

O  Centro Cultural do Banco do Brasil está realizando a exposição ConCiência até 04/01/2016.

Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana Patrícia Piccini se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surprendentemente afetuosas. A mostra propõe  ao público um percurso narrativo entre esculturas, desenhos, fotografias e vídeos.

Curadoria : Marcello Dantas


 
 
 
 
 
 
 







 





 


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Frida Kahlo

Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 - até 10 de janeiro de 2016


Trinta trabalhos de Frida Kahlo são apresentados na mostra Conexões entre Mulheres Surrealistas no México, ao lado de telas de outras dezesseis artistas que fortemente  influenciadas pelas obras de Frida.

Os autoretratos da mexicana são o ponto alto da exposição. Entre eles estão Autoretrato com Monos, no qual ela se pinta ao lado de macacos de estimação, e Diego em Mi Pensamiento, em que seu marido, Diego Riviera, o maior muralista da  história do México, aparece desenhado em sua testa.

Penduradas em paredes de cor verde, as peças tornam-se ainda mais vibrantes.
Fique de olho nas molduras elegantemente trabalhadas. Os textos explicativos abordam as simbologias frequentes nas obras, como os valores eróticos e femininos presentes em natureza-mortas.



Instituto Tomie Ohtake