Rua Coropés, 88 - até 9 de março.
Ao completar cem anos, a artista plástica japonesa e naturalizada brasileira TOMIE OHTAKE mostra muita disposição para continuar suas criações.
A artista japonesa que completou cem anos em novembro/2013, tem a trajetória explorada em uma retrospectiva com sessenta trabalhos realizados de 1953 a 2013. As duas obras mais antigas chamam atenção por revelar influências do pós-impressionismo de Cézanne. Ainda na década de 1950, a abstração lírica ganha espaço na produção Enquanto os concretistas não abrem mão da rigidez geométrica, Tomie prefere distorcê-la através das forças gestual, alcançando resultados cada vez mais criativos e subjetivos.
A dama das artes plásticas brasileira - como é conhecida - é uma das principais representantes do abstracionismo com obras, esculturas e gravuras.
O início da carreira foi em 1952, com pintura. Mas seu nome está fortemente associado às enormes esculturas tridimencionais, dispostas em espaços públicos. Dentre as que se tornaram marco, estão a escultura de concreto da Av. 23 de Maio, na capital paulista e no Emissário de Santos.
Para homenagear a pluraridade da artista, fotos de suas obras.
Instituo Tomie Ohtake
Tomie em 1950
escultura Av. 23 de Maio - São Paulo
pintura em óleo
Emissário Santos