Visões da Coleção de Peter Ludwig, projeto que reúne cerca de 80 obras que fazem parte da coleção de arte contemporânea reunida pelo casal alemão Peter e Irene Ludwig, na segunda metade do século XX.
Desde a arte pop americana até o neo-expressionismo alemão, passando pelo hiperrealismo, a exposição apresenta tendências e artistas que criam nexos entre diversas geografias. A ousadia destes colecionadores que leva este conjunto para além do óbvio, arriscando e fazendo novas apostas nas artes plásticas. Visões na Coleção Ludwig reflete esse espírito, trazendo obras de artistas que dialogam com os mestres consagrados do nosso tempo.
Atualmente, o acervo Ludwig está distribuído em 14 instituições e museus por todo o mundo. A mostra éproveniente da sede da Coleção, Ludwig no Museu Russo de São Petesbusgo, apresentando um recorte inédito e significativo dessa coleção.
Obras de artistas como Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Jean Michel Basquiat e Gerhard Richter, fazem parte deste importante acervo.
Uma vida inteira dedicada a colecionar arte pode ser o sonho de muitos. Mas quando um imenso acervo é disponibilizado ao público em várias cidades do mundo, este sonho se torna realidade através do impacto e da transformação que provoca na vida das pessoas que têm a oportunidade de entrar em contato com essas obras. É esse o caso da Coleção Ludwig, que ao longo do tempo se reafirma e se redefine pela extensão de seus tentáculos : mais do que uma coleção, várias instituições; mais do que sedes, uma completa fundação dedicada a pesquisas sobre arte.
A amplitude da coleção se vê refletida na exposição que está sendo apresentada : heterogênea no que diz respeito às tendências artísticas reunidas, diversas nas origens dos criadores, híbrida em suas direções.
Peter Ludwig
Pablo Picasso : Cabeças Grandes, 1969
Geroge Baselitz :Garrafa e Águia : 1977 - 1978