Gravuras brasileiras no acervo da Pinacoteca de São Paulo - 100 anos de história
Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório,66 - Luz
Exposição de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas
Desde 2004, de maneira informal, o 3 andar da Estação Pinacoteca tem sido reservado a exposição de artes gráficas.
O museu resolveu oficializar a decisão e batizou o espaço de Gabinete de Gravura Guito e José Mindlin. Esta mostra de longa duração elaborada a partir do acervo, reúne 150 artistas, cada um representado com uma obra.
A organização se dá por núcleos, começando pela figuração de cunho expressionista de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Livio Abramo e chegando a abstração de Iberê Camargo, Fayga Ostrower e Farnese de Andrade. Há ainda eixos de construtivistas, da geração pop e inclusive alguns contemporâneas, caso de Elisa Bracher e Sérgio Fungermenn, entre outros.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.