Candido Portinari
Masp
Av. Paulista 1578
Como parte do projeto de criar mostras de repertório a partir de seu acervo - montagens elaboradas para ocupar espaços no museu por períodos intermitentes - o Masp exibe no subsolo trabalhos de dois dos mais conhecidos conjuntos de Candido Portinari. Representada na integra, a série Bíblica, realizada entre 1942 e 1944, não nega o DNA. Um espectador desavisado pode, num primeiro momento, imaginar que se trata de algo saído do pincel do espanhol Pablo Picasso.
Portinari admitia a influência : Viu a obra-prima Guernica em Nova Yorque e ficou impactado com o uso quase político do preto e branco e as formas entrecortadas adotadas pelo pintor.
Após receber uma encomenda de Assis Chateubriand para criar algo para a sede da Rádio Tupi, em São Paulo, o modernista ilustrou passagem do Antigo e do Novo Testamento nas oito telas de grandes dimensões.
O drama intrínsico aos episódios é notável em a Ressurreição de Lázaro e o Pranto de Jeremias. Completam a exposição três das cinco pinturas da série Retirantes. Menos interessantes por levarem a temática social quase ao nível do planfleto, elas relevam marcas dos muralistas mexicanos.
A Resurreição de Lázaro, da série Bíblica : influência assumida de Pablo Picasso.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.