Cai Guo-Qiang
Centro Cultural do Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado - 23/06/2013
Ao realizar a exposição, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta ao público brasileiro, a obra de um dos mais importantes artistas contemporâneos da atualidade, expandindo a visão sobre a arte e sobre a relação entre o objeto produzido e seus criadores.
Aviões estão dando rasantes entre os prédios da região central. Há ainda um submarino que flutua sem precisar de água, enquanto um disco voador permanece à espreita de quem passa por ali. Eles poderiam estar no cenário de um filme de ficção científica, mas são parte da megaexposição do chinês Cai Guo-Qiang. Tudo começa nas ruas e segue pelo Centro Cultural do Banco do Brasil e pelo P´redio Histórico dos Correios, Institulada Da Vincis do Povo, a amostra reúne catorze instalações entre trabalhaos grandiosos do chinês e obras criadas por camponeses de seu país, caso dessas peças exibidas ao ar livre e de um porta-aviões colocados dentro dos Correios.
Diretor de efeitos especiais das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Guo-Quiang é autor de enormes painéis inéditos feitos com pólvora ( o maior deles esta no átrio do Centro Ciltural do Banco do Brasil).
As peças exibidas ao ar livre
Cai Guo-Qiang