domingo, 26 de março de 2017

A primeira estrada duplicada do país.

Rodovia Anhanguera






Inaugurada em 1948, a Via Anhanguera também integrou o pacote pioneiro de concessões  rodoviárias paulista, em 1998.

Em março/2017, o governo estadual anunciou mais uma etapa da concessão da Rodovia dos Calçados, complexo de dez estradas entre as cidades de Franca e Itaporanga. O percurso compreende 720 quilômetros, cruza 35 municípios e atravessa o estado de norte a sul. O investimento de 5 bilhões de reais, e as propostas foram conhecidas em abril/2017.
Instituído em 1998, o Programa de Concessões Rodoviárias surgiu para suprir a histórica necessidade de investimentos na infraestrutura de transportes. Naquele mesmo ano, um pacote de estradas passou a ser gerido pela iniciativa privada após processo de licitação.
Uma das pioneiras dessa leva foi a Via Anhanguera. Sua construção ocorreu entre 1940 e 1948 e utilizou parte do trajeto da antiga estrada velha de Campinas. Em 1953 a Anhanguera tornou-se a primeira rodovia pavimentada e duplicada do Brasil. Hoje uma das mais movimentadas do país, tem 453 quilômetros e passa por 31 cidades.
A Bandeirantes, que corre em paralelo de São Paulo a Campinas, surgiu nos anos 70. O nome Anhanguera remete aos bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva, pai e filho, que desbravaram o estado nos séculos XVII e XVIII e compartilhavam o apelido ("diabo velho" em tupi).





A Rodovia Anhanguera ou anteriormente denominada Via Anhanguera (SP-330) é uma  rodovia brasileira do estado de São Paulo, considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país, classificando-se na segunda posição do ranking elaborado através de pesquisa rodoviária de 2013, realizada pela Confederação Nacional do Transporte. Faz parte do sistema BR-050,  que liga Brasíli a Santos.
A Rodovia Anhanguera liga  São Paulo  com a região norte do estado e suas principais cidades industriais e a uma das mais produtivas áreas agrícolas.É uma das mais importantes rodovias do Brasil  e uma das mais movimentadas, com o trecho de maior tráfego entre São Paulo e Campinas,  o primeiro a ser construído. É duplicada, contendo trechos com faixas adicionais e pistas marginais. Têm um tráfego pesado, especialmente de caminhões. É considerada, juntamente com a Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Washington Luís,  o maior corredor financeiro do país, pois interliga algumas das regiões metropolitanas do estado como São Paulo e Campinas,  assim como o Aglomerado Urbano de Jundiaí, a Região Administrativa Central e a Região de Ribeirão Preto.