terça-feira, 4 de março de 2014

Museu da Energia de São Paulo

Alameda Cleveland, 601 - Campos Elísios - São Paulo






O Museu da energia de São Paulo é um espaço aberto para discussões sobre a história da energia, desenvolvimento de tecnologias do setor energético e suas relações com a sociedade e o meio ambiente. Localizado no bairro de Campos Elísios, região  central da capital paulista, o casarão que abriga o museu foi construído em 1894 e tem projeto assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.





 
O casarão onde está instalado a unidade paulista do Museu da Energia possui mais de 120 anos de história e é um importante testemunho das transformações da cidade de São Paulo de fins do século XIX até os dias atuais.
 
Erguido por Ramos de Azevedo entre 1890 1894, no bairro paulistano de Campos Elísios, para Henrique Santos Dumont ( 1857-1919), a imagem dialoga  com a sua época. Nela, inseridos como se fossem os mais rescentes membros da família, os Peugeot importados da França por Alberto Santos Dumont ( 1873-1932) , refletem o progresso, a multiplicação das invenções técnicas, a determinar uma nova dinâmica.
 
Tirada em 1900, esta foto é emblemática do período. Ela reproduz o espírito do seu tempo na tensão entre ruptura e continuidade, entre as tradições e o desejo de mudança.
Em uma cidade de pouco mais de 240 mil habitantes e 84 automóveis contabilizados em 1904, tais conquistas tecnológicas remetiam a um mundo em profunda metamorfose. Nele, o homem abandonava o campo e produzia veículos para aposentar as charretes, motores para acelerar o ritmo das fábricas, lâmpadas elétricas para iluminar as avenidas recém-abertas e máquinas voadoras para encurtar distâncias. Mas não bastava inventar, era preciso imortalizar os símbolos do avanço.
Surgem as câmaras escuras, capazes de congelar um momento  como o da família Santos Dumont.
 
 
Santos Dumonte com sua sobrinha.