Mostra apresenta obras que usam os alimentos para tratar de questões mais amplas.
Sesc Pinheiros
O tema de Food : Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição, no Sesc Pinheiros, está longe de abstrações conceituais, apesar do extenso título. As obras focam comida. E ponto. É interessante notar como ela aparece de maneiras tão distintas, através do olhar de cada um dos dezesseis artistas convidados.
O carioca Ernesto Neto encheu de sementes suas conhecidas redes coloridas penduradas, simbolizando a vida. Com base na idéia de que dividir o pão é um sinal de hospitalidade, o romeno Mircea Cantor inverteu essa relação ao acrescentar facas à sua instalação Stranieri. Uma referência ao preconceito enfrentado por seus conterrâneos dos vizinhos europeus.
Supermercado, do paulistano Eduardo Srur, reproduz o ambiente de compras. Em um vídeo o artista surge se lambuzando com pacotes de produtos industrializados. Seu objetivo : criticar os impulsos de consumo. Essa instalação foi selecionada para a próxima edição da mostra.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.