terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Bandeira de São Paulo



Em 16 de julho de 1888, o escritor e jornalista Júlio Ribeiro, fundador do jornal "O Rebate", em campanha pela República, propôs de criação de bandeira de São Paulo para simbolizar as raças, branca, preta e vermelha, com quatro estrelas representando o Cruzeiro do Sul e um globo com o perfil geográfico do país.


Júlio Ribeiro






bandeira do estado de São Paulo, juntamente com o brasão e o hino,  constituem os símbolos oficiais do estado de  São Paulo,  no  Brasil.
Idealizada pelo  filósofo e escritor Júlio Ribeiro em 1888 ,  tinha como objetivo servir de bandeira ao  regime republicano,  que fora efetivamente  proclamado  em 15 de novembro do ano seguinte. Para materializar graficamente sua ideia, Júlio Ribeiro convidou seu cunhado Amador Amaral, gráfico e artista plástico que desenvolveu o layout da bandeira paulista.
A bandeira possui treze listras variando entre  branco e preto  que representam os dias e as noites em que os  bandeirantes  exploraram o interior do país. O pavilhão possui um retângulo vermelho na horizontal,  que representa o sangue derramado pelos bandeirantes, alinhado no topo à esquerda, tendo dentro um  círculo  de fundo branco e o mapa do  Brasil em azul ,  sendo o azul a cor da pujança. Há também quatro estrelas  amarelas  na parte interna dos quatro cantos do retângulo.


O pavilhão tornou-se de fato símbolo paulista a partir da  Revolução Constitucionalista de 1932,  mas que só foi oficializada em 27 de novembro de 1946, sob o Decreto-Lei estadual nº16.349, com base no parágrafo único do Art.195 da   Constituição Federal  de 1946, que devolveu aos  estados e municípios  o direito de cultivar símbolos próprios.

Nos últimos anos do  Império do Brasil,  vários propagandistas da República criaram projetos de bandeira nacional para serem adotados com o advento do novo regime. Para muitos deles, era preciso destruir todos os símbolos que pudessem lembrar o Império e as instituições monárquicas. Nesse contexto, o escritor e jornalista republicano  Júlio Ribeiro,  fundador e redator do jornal  "O Rebate",  publicou em sua primeira edição de  16 de julho de 1888,  uma série de críticas ao estandarte Imperial. Nele, também expõe a sua própria proposta para  bandeira republicana.  Segundo ele, seu projeto: