Quem passa pelo centro da cidade no endereço citado pelo cantor Criolo, na música Freguês da Meia Noite ("Em pleno Largo do Arouche/ Em Frente ao Mercado das Flores/ Há um restaurante Francês") pode observar uma imagem estilizada do artista em uma fêniz gigante, no prédio de número 370, O grafite de 40 metros de altura e 17 de largura, que ficou pronto no fim de outubro/2015 após doze dias de trabalho, é assinado pelo paulistano Speto e pelo italiano Never 2502.Tornou-se um entre os onze painéis de mesmo porte que chegaram à paisagem da metrópole, somando-se aos oito já existente, e a outro em homenagem ao piloto Arton Senna, feita por Eduardo Kobra, na Rua da Consolação.
A tendência se espalha para além dos nossos limites
Speto : arte contra a "rotina maçante". Em Guarulhos, na Grande São Paulo, um painel de 35 metros de azulejos de Athos Bulcão. |
Com trabalhos de porte em locais, como Berlim, na Alemanha, Paulo Cesar Silva, o Speto nunca havia feito algo do tipo em São Paulo.
"Queremos ajudar as pessoas a suportar a rotina maçante da cidade", filosofa.
Conseguir autorização junto à prefeitura é fichinha perto das outras etapas para a realização dos murais. Primeiro, é necessário obter o aval do moradores do edifício. Isso por vezes significa participar de reuniões de condomínio e ter intermináveis conversas com síndicos e moradores relutantes.
Marina Bortoluzzi, criadora do O.OBRA, bateu á porta de quarenta endereços para chegar às nove empenas finais.
Demoramos seis meses nesse processo! conta.
Trabalho do argentino Tec no Minhocão. |
Pintura na Avenida Prestes Maia : estilos diversos |
Prédio da Rua da Consolação com a Av. Paulista grafite gigante de Airton Senna. |
Mural gigante celebra Oscar Niemeyer na Av. Paulista |