Praça Ramos de Azevedo
O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo.
Inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna em 1922, o marco inicial do modernismo no Brasil.
O teatro, construído para atender o desejo da elite paulista que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto.
Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo.
O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pela Condephat.
No térreo, há um café utilizado instalado em teatro antigo e grandiosos, serve almoço de segunda a sexta-feiras a partir das 12 00 horas.
As visitas para conhecer as dependências internas, devem ser agendadas no mesmo dia, a partir das 10 00 horas.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.